Primeira academia ao ar livre para pessoas com deficiência
Arujá agora conta com uma academia ao ar livre para pessoas com deficiência física. A Secretaria de Esportes instalou ontem (10/09), os primeiros aparelhos adaptados da cidade na Avenida Amazonas (no início da via, próximo ao laboratório DPI).
Segundo o secretário de Esportes, Vicente Nasser do Prado, o Souzão, as máquinas supino-vertical, remada alta, de tríceps e torre de elevação dos braços já estão disponíveis para uso exclusivo de cadeirantes e são específicas para o exercício de membros superiores.
O uso da academia será monitorado por um orientador em período determinado pela Secretaria de Esportes. “Vamos definir o melhor horário em conjunto com os usuários, por isso solicitamos aos interessados nos procurem”, explica o secretário adjunto de Esportes, Fábio André de Sousa.
De acordo com o adjunto, o benefício proporcionado pela implantação dos equipamentos vai além do bem estar físico: “É uma conquista da inclusão social, e é maior qualidade de vida às pessoas com deficiência física. Por isso, de antemão pedimos aos moradores que nos ajudem a zelar por este bem”.
Já o secretário de Esportes lembrou que acessibilidade é uma das preocupações do prefeito Abel Larini. “A academia adaptada é muito interessante, justamente por ser uma forma de inclusão e incentivo ao esporte, que agora está mais acessível a todos”, disse.
A equipe da Pasta, segundo o secretário, também tem participado de diversos cursos e treinamentos voltados ao esporte adaptado: “Estamos nos estruturando para podermos oferecer um atendimento com mais qualidade e outras opções de atividades físicas para este público”.
Para obter outras informações sobre a academia ou mesmo sugerir horários para a orientação em grupo, entre em contato com a Secretaria de Esportes pelo telefone 4653-5216.
Jornal da cidade de Arujá