SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Noivos com Síndrome de Down se casam em SC: ‘Meu grande sonho’

charlotte-e-gui-1

Charlotte Rocha Bork e Guilherme Hack se conheceram aos sete anos de idade. Ela, natural de Brusque, no Vale do Itajaí. Ele, de Campo Bom, no Rio Grande do Sul (RS). Os dois se casaram no último dia 24 de setembro em Brusque, no Vale, como mostrou o desta terça (3).

O casal tem Síndrome de Down, uma alteração genética que afeta o desenvolvimento e pode alterar também as características físicas e cognitivas de um indivíduo. Mas o diagnóstico em comum é apenas um detalhe para quem tem uma história de cumplicidade que já dura mais de vinte anos.

Os dois se conheceram durante as férias escolares e, depois de seis anos de amizade, decidiram começar a namorar. Sobre o noivado, que veio anos depois, Charlotte, de 30 anos, conta que tomou a iniciativa e decidiu ela mesma fazer o pedido de casamento. “Ele me enrolou”, brinca.Inclusão As limitações nas demais escolas e instituições levou Bernadete Rocha, mãe de Charlotte, a criar seu próprio espaço – que, aliás, leva o nome da filha. “Minha casa começou a ficar pequena com os pais que me procuravam ao ver a menina [Charlotte] ficando bem”, conta.

O desenvolvimento rápido e preciso levou Charlotte ainda cedo, aos doze anos, a participar de um campeonato de natação na China – na época a menina conquistou o sétimo lugar na competição.

“Sem conhecer a palavra ‘inclusão’, nós acreditávamos que criança é criança e tem de conviver com outras crianças”, diz Bernadete. Charlotte trabalhou na escola como auxiliar de professor até a última semana, antes de se casar e se mudar com o marido para o Rio Grande do Sul.

Charlotte decidiu se casar de dia. Escolheu o próprio vestido, maquiagem e cabelo. Nervosa e com olhos marejados, confessou: “Alguns me falam: ‘Por que você vai casar?’. E eu falo que é meu grande sonho.”

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 4 =