TV Cultura dribla veto da EBC e transmite Paralimpíada do Rio
Diante do veto da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) para a liberação do sinal da Paralimpíada, a TV Cultura conseguiu o direito de transmitir a competição nesta quarta-feira (7).
A emissora, por meio de seu departamento de jornalismo, desenvolveu esforços junto à Globo, detentora dos direitos de transmissão, e exibiu a cerimônia de abertura a partir do sinal da IBC (International Broadcast Center), com uma hora de atraso.
Cultura e TV Brasil, aliás, quase perderam a passagem da delegação brasileira por causa da propaganda partidária, às 20h30. A emissora paulista transmitiu a cerimônia até as 21h, quando deu lugar ao “Jornal da Cultura”.
Além da cerimônia, a Cultura levará ao ar algumas competições dos Jogos Paralímpicos. Detalhes da transmissão serão explicados ao longo da programação e nos telejornais da emissora.
A direção da Cultura buscou autorização da EBC para transmitir a abertura da Paralimpíada pelo sinal da TV Brasil, porém o pedido foi negado pelo presidente da empresa pública, Ricardo Melo. Com o veto, a emissora pressionou pelas redes sociais com a tag #LiberaOSinalEBC, sem sucesso.
Mais tarde, após a transmissão da cerimônia de abertura, a Cultura agradeceu no Twitter a IBC, Globosat e COI (Comitê Olímpico Internacional).
Procurada, a Comunicação da EBC, como palavra oficial, informa que essa transmissão só será possível para as emissoras que compõem a Rede Nacional de TV Pública, e a TV Cultura não está integrada a ela.
fonte:UOL