SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Pessoas com deficiência podem aproveitar banho de mar na região

Oito municípios da Baixada Santista participam do programa Praia Acessível, que oferece cadeiras anfíbias

csm_programa-praia-acessivel-cadeiras-anfibias

As pessoas com deficiência também podem aproveitar as praias da região. Oito dos nove municípios da Baixada Santista participam do Programa Praia Acessível, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As cadeiras anfíbias ficam à disposição dos banhistas com mobilidade reduzida. O equipamento é produzido com um tipo de pneu especial, que ajuda na locomoção pela areia, além de impedir que afundem na água.

Oito cidades da Baixada Santista oferecem cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência
Veja as cidades que oferecem o serviço e como participar do programa:

Bertioga

De segunda a quinta-feira, das 9 às 15 horas, as cadeiras estão disponíveis na sede da Secretaria de Segurança e Cidadania (Avenida Thomé de Souza, 1.19, Praia da Enseada, no Centro). Também na Praia da Enseada, todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 9 às 15 horas, três cadeiras ficam disponíveis em uma tenda. Para utilizar o serviço é necessário que o deficiente esteja com um acompanhante. No bairro Rio da Praia, o Sesc Bertioga mantém um ponto na praia com três cadeiras e funciona diariamente, das 9 às 15 horas. Na praia de Boracéia, a Oscip Boracéia Viva também oferece os equipamentos diariamente, no mesmo horário. Mais informações: 3317-4257 (segunda a sexta-feira).

Guarujá

Gerenciado pela Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS), a Cidade possui 12 cadeiras, distribuídas em três praias da Cidade: Tombo, Pitangueiras e Enseada (em frente ao Casa Grande Hotel). Para fazer o uso da cadeira é necessário se dirigir a uma das tendas. O funcionamento durante a semana ocorre mediante agendamento; já aos finais de semana, as cadeiras podem ser utilizadas das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: 3386 8307.

Itanhaém

As praias do Suarão, Cibratel e do Sonho recebem o Programa Praia Acessível, com seis cadeiras anfíbias. O equipamento está disponível de quinta-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Para participar basta levar documento do usuário e do acompanhante, além de preencher um termo de responsabilidade.

Mongaguá

Três pontos estratégicos no município oferecem as cadeiras aos banhistas. A Colônia de Férias FETICOM (Avenida Gov. Mario Covas Jr, 814, Centro) conta com duas unidades. Já o Posto 1 do Corpo de Bombeiros, também no Centro (Avenida Gov. Mario Covas Jr, altura do número 1948), mantém três cadeiras. Por fim, o Quiosque Plataforma, em Agenor de Campos, disponibiliza dois equipamentos. Três unidades ficam de reserva. O horário de funcionamento dos postos é das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas, todos os sábados, domingos e feriados. Na época de temporada, o funcionamento se estende até as 19 horas. Não é necessário prévio agendamento.

Peruíbe

As cadeiras ficam à disposição dos munícipes de quinta-feira a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na Regional do Esporte (antiga escola de surfe), praia do Jardim Ribamar. É necessário apresentar o RG para ter acesso à cadeira, que conta com a orientação e o apoio de monitores.Somente os grupos com cinco pessoas ou mais devem fazer o agendamento antecipado, pelo telefone do Setor de Acessibilidade: 3455-2071.

Praia Grande

Para participar do programa basta comparecer ao quiosque da praia do bairro Guilhermina (Avenida Presidente Castelo Branco

esquina com a Rua Leblon, em frente ao número 1.898) de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, até o dia 10 de fevereiro.

Santos

Até o dia 18 de março, as entidades que trabalham com pessoas com deficiência podem agendar o uso das cadeiras anfíbias de segunda a quinta-feira (fora da programação, que ocorre de sexta-feira a domingo, das 10 às 16 horas, na Ponta da Praia em frente ao Aquário e no canal 3 em frente da Concha Acústica). O mesmo agendamento também pode ser feito por instituições que cuidam de idosos e necessitam da cadeira anfíbia. A cidade conta com oito equipamentos. Mais informações pelo telefone 3202-1911. agendamento é feito pelo e-mail [email protected]. É preciso informar o nome da instituição, quantidade de participantes, se vai levar profissional de apoio, dia e hora do passeio.

São Vicente

O município conta com dez cadeiras anfíbias que são utilizadas na escolinha de Surf, na Praia do Gonzaguinha, e na Praia do Itararé, na Escolinha Radical. Nesta temporada de verão, as cadeiras estão disponíveis das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O programa atende a qualquer pessoa, com o perfil necessário, acompanhada, em traje de banho e devidamente documentada.

Fonte:www.atribuna.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + 14 =