SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Deficiente física sonha em ser juíza e disputa vaga em concurso com 42 mil candidatos

Suyanne Lages tem 25 anos e é servidora do Ministério Público Estadual.
Concurso do TJ-PI tem cerca 42 mil inscritos e concorrência de 238 por vaga.

ok_5
Suyanne sonha em ser juíza e servir de exemplo para as pessoas com deficiência (Foto: Beto Marques/G1)

Passar num concurso público é um sonho de muitos brasileiros. Suyanne Lages, deficiente física e servidora do Ministério Público do Piauí, busca aprovação em seu segundo concurso. Ela é uma das 42.920 pessoas inscritas no concurso do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que participou neste sábado (19) de uma mega revisão em Teresina, com 500 candidatos.

Suyanne é concurseira de 2008. Sempre com garra, concentração e uma rotina de estudos de, em média, seis horas diárias, ela participou de uma última revisão realizada em Teresina neste sábado (19). O seu objetivo profissional ainda não foi conquistado. Suyanne quer é ser juíza e a aprovação no concurso do TJ-PI virá a facilitar este caminho tão sonhado.

Há dois anos ela foi aprovada em concurso do MPE-PI, conquistando o 3° lugar, de um total de 120 concorrentes, que também possuíam algum tipo de deficiência. “Quando eu for juíza aí sim vou servir de exemplo”, afirmou a candidata.

ok_4  2
Ana Cândida quer mudar de cargo
(Foto: Beto Marques/G1)

Ela ainda encoraja a todos os deficientes físicos a concorrerem em concursos públicos. “A deficiência não é uma barreira para quem quer passar. As vagas especiais para nós dão um incentivo muito grande. Nem mesmo as dificuldades financeiras ou a falta de um cursinho não são motivos para quem quer passar. A internet está aí para isso”, frisa Suyanne.

Ana Cândida Martins, 35 anos, está na disputa para conquistar mais uma vaga em órgãos públicos. Servidora pública federal há sete anos, ela começou a se preparar para concursos públicos há dez anos e em 2009 conquistou a vaga que ocupa atualmente. Ainda assim, ela sonha com a aprovação no Tribunal de Justiça.

“No Piauí, vem surgindo muitas oportunidades e nos próximos três meses vêm concurso do TRE-PI, DPU, INSS e outros. O Tribunal de Justiça oferece bons salários e menor jornada de trabalho, esse é o maior atrativo”, afirma.

Ainda amadora em concursos públicos, Taline Nery, estudante do nono período do curso de Direito, não tem grande pretensões para o do TJ. Entretanto, já enxerga um caminho a ser percorrido nos estudos e almeja ser delegada de polícia.

“Estou apenas me aventurando. O concurso tem sido bom para reforçar o que aprendo na faculdade”, diz Taline.

Oportunidade única

De acordo com o professor de Direito Civil, Renato Catunda, o concurso do Tribunal de Justiça do Piauí é uma oportunidade única e que promove a equivalência de salários com os servidores públicos federais. São em média 42 mil inscritos, numa concorrência de quase 238 por vaga.

ok_2
Cerca de 500 candidatos participaram de revisão para o TJ-PI, em Teresina (Foto: Beto Marques/G1 )

“Há muitos anos o TJ-PI não fazia um concurso para tantas vagas e para tantos cargos, tanto da área jurídica, como para odontólogos e médicos. Os salários são excelentes para a realidade piauiense e equipara com os servidores públicos federais”, analisa o professor.

As provas do concurso do TJ-PI acontecem neste domingo (20) em Teresina, das 8h às 13 h, horário local para candidatos que concorrem às vagas de escrivão judicial, analista de sistemas de banco de dados, analista de sistemas telecomunicações, auditor, enfermeiro e analista administrativo.

A partir 14h30 até às 19h30 serão aplicadas as provas para as carreiras de oficial de justiça avaliador, analista de sistemas desenvolvimento, contador, engenheiro eletricista, médico, nutricionista, odontólogo , psicólogo, psiquiatra e analista judicial.

Eles serão avaliados nas disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, legislação especifica e conhecimento específico de cada cargo. A remuneração de analista judiciário é de R$ 6.518,71.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × cinco =