SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Jovem com deficiência auditiva faz prova on-line inédita para tirar CNH

Auxiliar de Sorocaba foi a primeira candidata surda do país a fazer a prova.
Profissional especializado em libras ajudou a candidata.

deficiente-auditiva-cnhUma auxiliar de produção de Sorocaba (SP) tornou-se a primeira candidata surda do país a fazer, on-line, a prova teórica para tirar a carteira de motorista. Ela foi auxiliada em tempo real por uma intérprete de libras, a língua de sinais, de São Paulo (SP).

Com o sistema, o profissional especializado em libras interpreta todas as questões para a candidata, que vai respondendo às perguntas. O sistema é considerado mais adequado para esse grupo, já que eles entendem as frases de uma maneira diferente da convencional e, por isso, acaba sendo reprovado na prova teórica convencional. De acordo com a gerente de escola pública de trânsito do Detran, Rosana Nespoli, a avaliação mudou para atender essas necessidades especiais.

Em julho do ano passado, o G1 mostrou a mobilização de surdos e intérpretes sorocabanos nas redes redes sociais para cobrar das autoridades no trânsito uma maneira de facilitar o entendimento da prova. Em outros estados, a interpretação é gravada, como explica o diretor do Detran, Daniel Annemberg.

“A pessoa agenda a prova, ela diz o dia e a hora, e nós teremos sempre uma pessoa a distância que vai estar esclarecendo as dúvidas, orientando essa pessoa, ajudando, não com as respostas, mas com todos os esclarecimentos para que ela possa fazer a prova assim como qualquer outro cidadão”, explica Daniel.

sor_surdos_2

Dielli ficou sabendo que havia sido aprovada pela internet pela intérprete de São Paulo. Ela falou à distância sobre a felicidade de ser aprovada e a tradução também foi online. “Eu agradeço a minha carteira e ela agradece a todos os interpretes que salvaram os surdos”, diz a assistente técnica Claudia Assis, que traduz o que a candidata falou.

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 3 =