SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Atividade incentiva a criação de livro-áudio para pessoas com deficiência visual

Com o objetivo de desenvolver a leitura dos alunos, bem como o senso crítico e solidário dos pequenos estudantes do Ensino Fundamental da E.E. Dr. Augusto Macedo Costa, localizada em São Paulo, a professora Sonia Maria Machert Agostinho está desenvolvendo uma atividade diferenciada. Para ajudar promover a inclusão de deficientes visuais na sociedade e estimular os alunos a pensar no próximo, a educadora resolveu criar um livro-áudio.

“Recebemos da Diretoria de Ensino Norte 1, a orientação para desenvolver esse projeto. Fomos atrás de saber como funcionava um livro-áudio. Trouxemos duas funcionárias de uma biblioteca da Lapa, que trouxeram livros em braile e em áudio para as crianças, explicaram como que é a vida do deficiente visual, essas coisas. A partir disso, a professora começou a gravar as histórias que as crianças escolheram para a criação do livro”, afirma Haydée Leite de Camargo, professora coordenadora da escola.

Entre as histórias, poemas, trava línguas, entre outros tipos de textos foram propostos para a leitura e gravação. “Eu propus para as três salas que participaram a leitura de livros trazidos por eles, de sua própria casa, histórias propostas por mim e também de livros que já tinham na escola”, revela Sonia.

“Foi tudo muito legal, pois ajudou que os alunos desenvolvessem também seu lado autocrítico. Nas gravações, eles liam e depois ouviam a própria voz. A partir disso sabiam se precisavam melhorar ou não”, conta a educadora.

Pintura em tela

Outro projeto de grande destaque na escola são as reproduções da releitura de grandes pintores, feita com os personagens do Maurício de Sousa. Na atividade, realizada pela professora Conceição Valentim, os alunos do Fundamental contornam os desenhos e fazem a pintura em telas com os personagens que marcaram a história do cartunista. As pinturas também serão apresentadas no evento de sábado.

“A inspiração para esse projeto foi baseada no livro “História em Quadrões”, no qual as releituras vão desde Caravaggio até Tarsila do Amaral, passando por outros grandes nomes”, revela Haydée.

“Eu achei essa aula muito inspirativa. Ela também me ajudou a se acalmar mais”, afirma Ana Carolina de Moraes Fabiano Luci, também do Ensino Fundamental.

a_13607

Fonte: www.educacao.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − nove =