Cego visita pontos turísticos de Brasília e identifica falhas para deficientes
O turista percebeu a falta de piso tátil no aeroporto, Praças dos Três Poderes e Torre de TV
O jornalista Josué Leandro, de 36 anos, morador de Florianópolis, capital de Santa Catarina, desembarcou no Distrito Federal nesta terça-feira (21) e visitou diversos pontos turísticos para testar a acessibilidade nos locais mais visitados de Brasília. O turista perdeu a visão aos 16 anos em decorrência do agravamento de um glaucoma congênito e visitou diversas cidades brasileiras, onde encontrou inúmeras dificuldades.
— Viajo em vários lugares do Brasil, já conheci várias cidades e a questão da acessibilidade, que é o livre acesso do cidadão, é uma coisa que interfere bastante no nosso deslocamento. Essa é a parte mais difícil.
No Distrito Federal, o homem percebeu a falta de piso tátil no aeroporto de Brasília, na Praça dos Três Poderes e na Torre de TV. A falta do recurso de orientação de percurso obriga o deficiente visual e inferir os caminho que deve ser seguido.
— A gente vai perceber pela elevação da rampa que a gente está chegando próximo de alguma coisa, diz o homem sobre a chegada à Torre de TV.
Fonte: R7