SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Iniciativa open source quer mapear o mundo para cadeirantes

Encontrar estabelecimentos acessíveis por cadeiras de rodas pode ser trabalhoso, mas um projeto open source quer mudar um pouco essa história. Chamada de WheelMap, a iniciativa é um mapa que indica locais que primam (ou não) pela acessibilidade.

Baseado no OpenStreetMap, o serviço é bastante simples e qualquer um pode colaborar. Lojas, lanchonetes, bancos e outros pontos registrados no sistema são exibidos em seus respectivos locais no mapa, e um clique sobre o ícone permite classificá-los como “acessível por cadeira de rodas”, “parcialmente acessível” ou “inacessível”.

wheelmap

Também é possível incluir informações sobre os banheiros dos locais e usar esse dado – e outros parâmetros – para restringir as buscas no mapa, que aceitam nomes de cidades, países e dos próprios estabelecimentos cadastrados.

O projeto foi criado em 2010 por uma organização alemã de jovens chamada Sozialhelden, e teve boa repercussão em algumas regiões da Europa e dos EUA. Uma olhada em Berlim, por exemplo, mostra diversos pontos verdes, amarelos e vermelhos, e o mesmo acontece na região de Manhattan. Ao todo, mais de 450 mil estabelecimentos foram classificados, sendo a maioria deles na Alemanha, onde surgiu o app.

Só por isso já dá para perceber que pontos cinzas ainda predominam em muitos lugares. São Paulo, que tem apenas alguns poucos coloridos, é um deles, mas praticamente todas as outras regiões metropolitanas do Brasil se encontram na mesma situação. Então, se quiser colaborar, o site é este, e as versões para Android e iOS já estão disponíveis.

Com informações de Info

Fonte: imasters.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 5 =