SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Concessionárias de veículos terão que informar clientes com deficiência sobre isenção de impostos

carro def O deputado estadual Barbosinha (PSB) apresentou nesta quarta-feira (19) um projeto de lei, que determina as concessionárias e revendedoras de veículos informem aos clientes com deficiência, sobre as isenções tributárias que devem ser concedidas para essas pessoas.

A proposição destaca que os avisos deverão ser feitos por meio de cartazes afixados em local de fácil visualização, medindo 297x420mm (Folha A3), com escrita legível, informando aos consumidores sobre as isenções de tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de outros impostos garantidos por lei às pessoas com deficiência ou portadoras de enfermidade de caráter irreversível.

Para se ter uma ideia, a isenção do IPI é um direito adquirido pelas pessoas com deficiência desde 1995, concedido por meio da Lei Federal nº 8.989/95. Já a isenção do ICMS passou a vigorar em dezembro de 2012, após o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) ter editado o Convênio ICMS nº. 135/2012.

Segundo justificativa do deputado Barbosinha, às pessoas com algum tipo de deficiência tem o direito de saber ao comprar o seu veículo zero quilômetro das isenções e benefícios tributários concedidos pela lei, ainda que não sejam elas as condutoras, porém faça uso sob a responsabilidade de seu tutor ou curador. “Já ouvimos relatos de familiares e deficientes que desconhecem essas leis e adquiriu determinado veículo sem usufruir do benefício, razão que nos motivou a formular essa proposição”, enfatizou o deputado.

Com a aprovação do projeto lei, as concessionárias e revendedoras que não cumprirem a ordem serão notificadas para que os proprietários regularizem a situação em no máximo 30 dias. Caso haja reincidência ou não regularização dentro do prazo estipulado, será aplicada ao infrator multa no valor correspondente de 100 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência), equivalente de R$ 2.127,00.

O deputado Barbosinha, ainda frisou que a fiscalização e a aplicação da lei deverão ser realizadas pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

 

Fonte: agorams.com.br

One thought on “Concessionárias de veículos terão que informar clientes com deficiência sobre isenção de impostos

  1. Uma questao: Quando se vai comprar o carro o deficiente tem q pedir isenção na receita do seu estado e na da fabrica do veículo. Como carros “comuns”, digamos assim, o ICMS é repassado pela propria receita. Pq temos q pedir isenção em 2 receitas, gerando despesa e tempo? Não seria mais facil a propria receita – ESSE AQUI É ISENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 + treze =