SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Jovem deficiente auditivo se forma professor de matemática no ES

deficiente-auditivoRafael é 1º professor de matemática com surdez formado no estado.
Colega aprendeu a língua dos sinais para ajudá-lo.

A formatura do curso de matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desta sexta-feira (24) teve um caso especial. Rafael da Cunha se tornou o primeiro professor deficiente auditivo de matemática formado no estado.

Rafael perdeu a audição após tomar dez injeções para tratar um problema nos rins quando tinha 3 meses de vida. A limitação não impediu que o jovem estudasse durante 4 anos para realizar o sonho de ser professor.

Rafael era o único deficiente auditivo da turma e era acompanhado por tradutores de libra, a linguagem dos sinais. Havia dias em que eles não iam às aulas e Rafael arranjou uma solução. Ele então ensinou a linguagem à colega Jenifer Stofel. “Com muita paciência foi me ensinando e agora às vezes quando não tem intérprete ou precisa de alguma ajuda pra aprender alguma matéria, eu tento ajudar um pouquinho”, conta.

Na formatura, Rafael foi aplaudido pela turma na língua de sinais e o Coral do Ifes se apresentou cantando em libras. O reitor do instituto, Denio Rebello, espera que o jovem possa atingir os objetivos de vida . “Espero que ele continue firme e forte no propósito dele, que ele não pare por aqui e alcance novos patamares de sucesso”, diz.

O colega Felipe Seferino acredita que Rafael é uma inspiração para outros estudantes. “Quando a gente olha pra ele e vê toda a dificuldade que ele passa não escutando. Aquilo nos motiva”, conta.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − oito =