SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Fortaleza terá praia acessível para pessoas com deficiência

PraiasAcessiveis Com objetivo de promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias da capital, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está desenvolvendo o projeto “Praia Acessível”.

Na última semana, o titular da Secretaria de Turismo do Município, Elpídio Nogueira, e a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, se reuniram para articular detalhes de adaptação e adequação de espaços da orla marítima da Capital para implantação do projeto.

O “Praia Acessível” prevê cadeiras anfíbias para o banho de mar assistido – com ajuda de profissionais qualificados -, vagas de estacionamento reservadas e sinalizadas, piso tátil, sanitários e chuveirões adaptados e esteira especial de expansão do calçadão à faixa de areia próxima ao mar.

De acordo com Elpídio Nogueira, a previsão é que o projeto seja iniciado ainda neste semestre. “Já temos recursos garantidos, o próximo passo é apresentar o ‘Praia Acessível’ para as associações de pessoas com deficiência”, informou.

Em algumas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e Recife, já existem programas semelhantes. No exterior, a cidade de Miami (EUA) também oferece acessibilidade nas praias para banhistas.

Fontes: Prefeitura de Fortaleza, Portal Vermelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 + 14 =