SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Lutador Amazonense, campeão mundial de parajiu-jitsu, diz que o esporte o ajudou a superar barreiras

paratleta-arte-marciais
“O esporte me trouxe qualidade de vida e me incluiu. O esporte acabou com aquela do ‘eu acho’, do ‘será que eu posso lutar de igual para igual?’e graças ao jiu-jitsu eu consegui me incluir no esporte. O ‘será que eu posso?’ deixou de existir e agora só existe o ‘eu posso’”.

Esse é o relato de Alex Taveira de Lira, paratleta faixa-preta de jiu-jitsu. Alex, que possui uma deficiência congênita na perna direita (quando algum órgão do corpo humano não se desenvolve por completo) e pratica a “arte suave” desde os 11 anos de idade. Alex, que hoje tem 29 anos, foi campeão mundial da categoria galo e absoluto no campeonato mundial de parajiu-jitsu realizada no mês de novembro do ano passado, em Santo André, São Paulo.

Entre os dias 9 e 12 de abril, o lutador participou da Feira Internacional de Tecnologias em reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech) ondês expôs suas experiências com o esporte.

“Foi profundo conhecer aquelas pessoas. Eu uso uma muleta e troquei minhas experiências que com as pessoas que estavam lá. Além de mim, estava o Daniel Dias (campeão olímpico de natação) e viramos celebridades. Tinha um garotinho lá que usava próteses e o sonho dele era ser lutador de MMA e quando ele viu as demonstrações de golpes, ele ficou bem animado”, disse.

O atleta treina na academia Team Taveira, que recebeu durante a Reatech um certificado da Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu, um certificado de aptidão do ensino do jiu-jitsu para pessoas com deficiência. Alex conta que, na academia, já treina dois deficientes visuais e uma pessoa com paralisia cerebral. Um dos atletas que é cego, irá participar do Campeonato Amazonense de Jiu-Jitsu convencional, provando que para o esporte, não há limitações.

Fonte: acritica.uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − 7 =