SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Artista com autismo supera barreiras e lança quadrinhos no ES

Sávio Morais já desenhou mais de 300 quadrinhos e escreveu livros.
Síndrome de Asperger, que é um tipo de autismo, foi diagnosticada aos 15.

autismo-superação

O artista Sávio Morais Cristofoletti, de 30 anos, foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos 15 anos. A síndrome caracteriza o autismo e é identificada por dificuldade de interação social e comunicação verbal. Porém, isso não impediu que o rapaz desenhasse mais de 300 quadrinhos, escrevesse livros e criasse jogos de tabuleiro. Ele lançou, na sexta-feira (27), em Vitória, dois quadrinhos sobre as aventuras de ‘Albert e Einstein’.

Muitos portadores da síndrome possuem QI acima da média e foco exagerado sobre algum assunto, como aviões ou robôs. Segunda a mãe de Sávio, Joan Morais de Figueredo, com o filho não é diferente. “Ele tem um Q.I. acima do normal e tem fixação por desenho, pintura e artes, cria muita coisa. Mas precisamos de ajuda para essas coisas”, contou a mãe para o jornal A Gazeta. Ela espera conseguir patrocínio para fazer uma exposição com os quadros pintados pelo filho, além de lançar um livro e mais quadrinhos.

Os quadrinhos lançados na sexta-feira contam as aventuras de dois personagens que, segundo Sávio, só sabem aprontar. “É uma dupla nonsense que não leva a vida a sério”, explicou. As capas receberam tratamento gráfico do quadrinista Fábio Turbay e dentro os desenhos são em preto e branco para colorir.

O artista ainda quer publicar as histórias de outra dupla criada por ele.“A poderosa Madame Mistical e Misse Milenar contra o Throll mistura ação, comédia e ficção científica. Seria interessante para quem gosta de RPG”, contou Sávio.

Por conta dos traços comportamentais de Asperger, como introversão e atos repetitivos, Sávio sofreu bullying e foi até agredido fisicamente na rua. “Mas ele é um superpesquisador e circula pelo meio das artes, conhecendo de tudo um pouco. Ele sempre vai a exposições, participa de eventos de anime e vai muito ao teatro e ao cinema”, disse a mãe orgulhosa.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + 6 =