SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Copa Brasil de Paracanoagem define equipe para Mundial

esportes-para-deficientes A Raia Olímpica de Canoagem e Remo do Cepeusp, em São Paulo (SP), recebe, de sexta-feira (6) a domingo (8), a 1a Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem.

O evento será válido como Controle Nacional que definirá os atletas brasileiros que representarão o País no Campeonato Mundial em agosto na Itália, evento classificatório para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

De acordo com o Plano de Trabalho de Paracanoagem 2015, este evento será controle para a definição dos atletas elegíveis para participar da Equipe Permanente e para a Copa do Mundo da modalidade. Serão 12 vagas em disputa durante o evento neste próximo final de semana.

Além disso, três atletas por classe funcional de provas paraolímpicas e dois atletas por classe funcional de provas não paraolímpicas estarão pré-convocados para um controle que definirá a equipe que irá para o Campeonato Pan-americano e Sul-americano e também para o Campeonato Mundial de Paracanoagem. As provas válidas como controle serão sempre a de 200m.

Participantes

Ao todo, estarão presentes na capital paulista mais de 40 atletas representando clubes e associações de canoagem dos estados de São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A novidade deste ano será a presença de tetraplégicos, que pela primeira vez na Paracanoagem, terão uma prova destinada exclusivamente para pessoas com este tipo de deficiência física.

“A inclusão dos atletas com esta deficiência vai além do alto rendimento esportivo, pois demonstra a amplitude da modalidade como forma de reabilitação”, ressaltou Leonardo Maiola, supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem.

Além de contar com atletas tetraplégicos, outra novidade deste fim de semana será a presença de cerca de 20 crianças do Instituto Fernando Fernandes Life, projeto encabeçado pelo tetracampeão mundial que oferece aulas de canoagem e atividades físicas para promover o desenvolvimento esportivo e a melhoria da qualidade de vida de crianças com deficiência e suas famílias.

 

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 10 =