SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Jovem com deficiência quer publicar livro sobre viagem a países da África

deficiente-fisica

A deficiência nas pernas não impediu a jornalista goiana Jéssica Paula Prego, de 23 anos, de realizar o sonho de viajar sozinha por quatro países da África, durante dois meses. Agora, ela quer contar em um livro as histórias que escutou, aventuras e dificuldades superadas. O objetivo é que a publicação seja feita até o final do ano.

“É uma grande aventura e eu conto uma história de uma grande viagem. Eu acho que as pessoas podem se incentivar a fazer coisas diferentes, que elas têm vontade de fazer, mas não têm coragem”, diz a jornalista.

Moradora de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, Jéssica perdeu parte dos movimentos das pernas aos seis anos de idade devido a uma mielite, infecção na medula que provoca paralisia. A jovem conta com a ajuda de muletas para se locomover.

Para ela, a deficiência ajudou nas descobertas que fez durante a viagem pela Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda, em 2013 . “As pessoas eram muito receptivas. Com a deficiência física, eles se sentiam quase de igual a igual, não tinham receio, queriam me ajudar”, conta Jéssica.

Durante a aventura, ela contraiu malária. Apesar de a enfermidade ser normal na região, esta foi uma das principais dificuldades enfrentadas pela jovem.

Mãe da jornalista, a empresária Eliete Maria da Silva afirma que já passou noites sem dormir por causa da viagem da filha. Para ela, a determinação de Jéssica é um exemplo. “Acho que ela é um exemplo de vida, de força, de determinação até para mim mesma, como mãe, pois, às vezes, em vez de ela se espelhar em mim, eu me espelho nela”, diz, orgulhosa.

deficiencia-fisica

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + nove =