SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Artista com síndrome de Down ministra oficina de pintura com jovens e adultos com deficiência intelectual

sindrome-de-down-deficiencia-intelectual

Na manhã de quarta-feira, 4 de Fevereiro, aconteceu, no Memorial da Inclusão, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, uma oficina de pintura ministrada pela artista plástica Tati Egual para jovens e adultos com deficiência intelectual.

Tati Egual, condutora da oficina, tem síndrome de Down e já teve suas obras expostas no Memorial da Inclusão em 2014, na mostra “Todos são Capazes”. Ela, que já foi premiada por quatro vezes na Itália, falou sobre a experiência e como foi compartilhar esse momento com os outros. “Eles também têm criatividade, então, tem que aproveitar, se soltar mais, usar essa criatividade”.

A artista comentou que fica “feliz ao realizar a oficina, e quem sabe fazer uma outra com jovens com câncer”.

O evento reuniu cerca de 20 jovens e adultos que participam do APD – Programa Acompanhante Comunitário de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Núcleo Integrado de Reabilitação – NIR Tito Lopes, dentre eles, Daniel Maranduba, que não escondia a alegria de participar das atividades. “Muito bom, se eu pudesse ficaria a tarde inteira pintando aqui, mas tenho que ir embora”.

Na ocasião, foram usados tela, tinta acrílica, pigmento, pastel seco e verniz, em técnicas de pinceladas livres e combinações de cores.

Memorial da Inclusão

O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência reúne em um só espaço, fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiência, principalmente em um dos períodos mais importantes da história sociocultural e política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 1980.

Fonte: pessoacomdeficiencia.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 7 =