SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Projeto prevê taxímetro com áudio para pessoas com deficiência

taximetro-deficiente-visualA Câmara dos Deputados analisa projeto que obriga os taxistas a ter equipamento de áudio que informem às pessoas com deficiência visual dados sobre a tarifa e os quilômetros rodados (PL 7888/14). A proposta inclui a exigência na Lei da Acessibilidade (10.098/00).

De acordo com o texto, os taxistas terão 12 meses, a contar da data de publicação da lei, para se adequarem à regra.

“Para sua autonomia, a pessoa com deficiência visual precisa ser assistida com ajudas técnicas específicas voltadas para compensar a limitação de não poder ver”, argumenta o autor da proposta, deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF). “Os aplicativos de áudio vão informar o tipo e valor da bandeirada, como também o valor final da corrida e a quilometragem percorrida ao passageiro com limitação visual.”

Tramitação

O projeto será arquivado pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Porém, como o seu autor foi reeleito, ele poderá desarquivá-lo. Nesse caso, o texto deverá ser analisado de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: cenariomt.com.br

One thought on “Projeto prevê taxímetro com áudio para pessoas com deficiência

  1. Realmente essa Lei tem que ser aprovada e aplicada em todo o País já que todas as pessoas tem que ter Direitos iguais. Como que um deficiente visual poderá confiar no que diz o taxista quando for utilizar de um taxi??? Não que todos hajam com má fé mas é uma questão de direito do usuário saber realmente quanto está pagando,
    Rossana Souza-Pedagoga/São Luís/MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − 3 =