SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Secretário diz que pretende interiorizar atendimento a pessoas com deficiência

inclusão-social

O futuro titular da Secretaria Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso e Silva, concedeu entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (29), e falou sobre os seus planos para a pasta. Ele será o primeiro deficiente físico a assumir a secretaria e lembra que há mais de vinte anos luta pela causa.

“Tive poliomielite com um ano e meio de idade. Pela primeira vez temos um portador de deficiência à frente da secretaria. Queremos melhorar a qualidade de vida dos 30% da população piauiense que têm algum tipo de deficiência. Pretendemos descentralizar o atendimento, nas cinco macrorregiões Picos, Floriano, Bom Jesus, Teresina e Parnaíba”, adianta.

Segundo Mauro Eduardo, o objetivo é criar pequenos centros nestas regiões a fim de que os pacientes não precisem mais se deslocar para a capital em busca de atendimento. “A fila de espera no Ceir é grande. O Piauí todo e outros estados demandam lá. Temos recursos no Ministério da Saúde para criarmos centros menores. Também temos recursos assegurados no próximo ano para realizamos quatro fóruns regionais para levar serviços como entrega de óculos, próteses”, descreve.

Novos atendimentos

O futuro secretário afirmou ainda que uma das metas para o Seid em 2015 será concluir um centro especial para o atendimento odontológico para pessoas com deficiência intelectual. “O atendimento dentário de uma criança com autismo é muito complexo porque é necessário realizar a anestesia geral. Queremos que o Hospital da PM tenha este atendimento até final do ano que vem. Também pretendemos fazer uma grande campanha de conscientização para toda a população para que respeitem os portadores de deficiência”, acrescentou.

 

Fonte: cidadeverde.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 13 =