SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Jovem com síndrome de Down participa do ‘Bombeiro Mirim’ em MG

sindrome-de-downEm Ituiutaba, um jovem com síndrome de Down é exemplo de superação em um projeto infantil do Corpo de Bombeiros da cidade. Apesar de estar fora da faixa etária, Luiz Felipe, de 19 anos, foi aceito pela corporação e hoje é um dos melhores alunos do projeto “Bombeiro Mirim”.

Segundo o pai de Luiz Felipe, Gilberto Alves, o filho nasceu com oito meses e, no mesmo dia, o médico já disse que ele tinha síndrome de Down. Luiz Felipe cresceu e com ele vieram os sonhos: um deles era participar do projeto Bombeiro Mirim que, pelas regras, seria proibido. Mas o pedido de um pai apaixonado pelo filho amoleceu o coração do comando do Corpo de Bombeiros.

“O que mais chamou a atenção foi a determinação dele. Ele mostrou uma vontade muito grande de aprender atividades e de se tornar um bombeiro. Foi um desafio para todos. Compramos a briga e o Luiz Felipe fez todas as atividades muito bem”, contou Alexandre Monteiro, comandante do Corpo de Bombeiros.

Em poucos dias, Luiz Felipe já estava com um boné e um uniforme de bombeiro que sempre desejou. Ele é o primeiro da turma de 125 meninos e meninas que um dia pretendem seguir a profissão. “Foi muito boa a chegada dele. Aprendemos a conviver com as diferenças”, disse o aluno Mateus Santos.

Luiz está presente em todas as atividades, seja na prevenção contra incêndios ou primeiros socorros. A alegria não fica escondida. “Ele tinha medo de entrar na piscina. Atualmente, ele faz tudo sozinho”, revelou o sargento Marco Antônio de Oliveira.

O desempenho foi tamanho que há a possibilidade dele ficar por mais um ano. “Estamos avaliando essa possibilidade pelo crescimento que ele teve no periodo”, disse o comandante Alexandre Monteiro.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + vinte =