SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Recordista brasileiro do PcD faz prova de vestibular às vésperas dos Abertos

paratleta Foram realizadas nesta quinta-feira (20), no Estádio Distrital Milagrão, em Bauru, as finais do atletismo PcD (Pessoas com Deficiência) dos Jogos Abertos do Interior – maior competição amadora da América Latina, que reúne cidades do interior paulista. Durante as disputas, Gustavo Henrique Araújo, 21 anos, integrante da delegação de Presidente Prudente e recordista brasileiro nos 200m, competiu após uma maratona de provas fora e dentro das pistas. Ele, que pretende estudar medicina, prestou vestibular às vésperas do evento.

Segundo o estudante e atleta, a maratona começou no último final de semana, em Fortaleza (CE), durante o Circuito Caixa Loterias. Após as competições, o atleta seguiu para Presidente Prudente, local em que fez a prova de vestibular ainda nesta quarta-feira (19) e, no mesmo dia, viajou para Bauru.

– Esse é meu segundo vestibular neste ano, mas dessa vez foi mais difícil, pois o ritmo de competições está alto e não tive muito tempo para estudar.

O jovem, que faz cursinho pré-vestibular à noite e treina o restante do dia, migrou para o PcD após ser diagnosticado com ceratocone – doença que causa gradativa perda da visão – no começo deste ano. Hoje, com apenas 40% da visão e competindo na classe T13 (baixa visão), ele desponta entre os melhores do país.
Antes de descobrir a deficiência, o atleta era estudante de direito. No entanto, o problema fez com que o sonho em cursar medicina fosse despertado.

paratletas

Para-atleta é recordista brasileiro nos 200m da categoria T13 

– Depois que descobri a doença ficou muito difícil continuar neste curso, pois eu precisava ler “bíblias” de livros e então fui desanimando. Mas dizem que têm males que vêm para o bem, pois sempre pensei em prestar medicina e depois disso a vontade em me formar neste curso só aumentou.

Gustavo Henrique sonha em ser anestesista, mas sem deixar o atletismo de lado. Caso seja aprovado em uma universidade fora de Prudente, o objetivo é seguir com a carreira competindo por outra cidade. Se fora das pistas o jovem faz planos, dentro delas ele é uma realidade. Nesta quinta-feira, o para-atleta faturou o ouro nos Jogos Abertos.

Fonte: globoesporte.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + dezesseis =