SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Secretaria discute plano para pessoas com deficiência

plano-para-pessoas-com-deficienciaO secretário Nacional da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), participou em Campo Grande (MS), de seminário que teve como objetivo traçar diretrizes para o Plano Municipal da Pessoa com Deficiência da capital sul-mato-grossense. O evento foi promovido pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (Coped) e Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS).

Em palestra para aproximadamente 150 pessoas, o secretário abordou a evolução histórica da relação da sociedade com a pessoa com deficiência, remontando a antiguidade, alcançando na sequência, aspectos mais recentes da temática em âmbito mundial e nacional e os significativos avanços após o Brasil ter recepcionado a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU como emenda à Constituição Federal.

“O Programa de Atenção às Pessoas com Deficiência foi consolidado seguindo os princípios da Convenção da ONU. As políticas públicas implementadas pelo Governo Federal tem impactado de forma positiva na vida das pessoas com deficiência possibilitando que essas pessoas tenham vida digna, o alcance de uma sociedade justa, produtiva, igualitária e desenvolvida. Tenho dito sempre o que é bom para as pessoas com deficiência é bom para todos”, disse.

Segundo a técnica do Coped, Telma Nantes de Matos, que tem deficiência visual, a presença do de um representante do Governo Federal é de suma importância para a implementação das ações e para efetivação das políticas para as pessoas com deficiência, que já existem. “Nós somos 23,9% da população brasileira, precisamos que o município se envolva com essas políticas para que tenhamos nossos direitos garantidos”, afirmou.

Além de participar do seminário, o secretário se reuniu com o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, quando iniciaram tratativas para que o município faça adesão ao Programa de Atenção às Pessoas com deficiência.

O secretário disse que Campo Grande tem ações positivas em prol da pessoa com deficiência. “Campo Grande tem escolas com salas multifuncionais, veículos adaptados para levar estudantes com deficiência para a escola, além do Centro Dia que atende as pessoas com deficiência em estágio de dependência. A adesão ao Programa ampliará ainda mais os benefícios para esse público”, afirmou.

Fontes:
Secretaria de Direitos Humanos
Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 1 =