SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

‘Ansiosa’, diz primeira mesária com síndrome de Down em Araraquara

sindrome-de-down-inclusão-social

Pela primeira vez, uma jovem com de Síndrome de Down será mesária nas eleições deste ano, em Araraquara (SP). Camila Rocha, de 29 anos, chegou a ter a participação cancelada pelo pai por causa de sua condição, mas, em seguida, a decisão foi revertida pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Estou muito ansiosa e feliz”, disse.

sindrome-de-down

A assistente escolar ficou empolgada quando soube que ia trabalhar nas eleições. Ela recebeu a carta de convocação em casa, o que fez com que seu pai ligasse ao cartório e explicasse a situação da filha, cancelando a participação. Logo em seguida, no entanto, uma nova ligação anunciou que o cancelamento havia sido revertido. “Ligaram e disseram que queriam ela como mesária, pois ia servir como um modelo para a sociedade”, explicou o pai de Camila, Carlos Roberto Rocha.

A assistente ganhou um manual do mesário com instruções e recebeu orientações de funcionários do cartório de Araraquara sobre como funciona uma sessão eleitoral. No local, é realizada uma simulação para entender o que acontece no dia das eleições. Camila será responsável por conferir os documentos dos eleitores e verificar se trouxeram os números dos candidatos em que pretendem votar.

O chefe do cartório de Araraquara, José Adilson de Abreu Júnior, ficou impressionado com a desenvoltura dela. “Nós verificamos nela um grau de competência que ela poderia estar agregando como eleitora e mesária, além de ser uma lição para os outros”, disse.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − dezoito =