‘Ansiosa’, diz primeira mesária com síndrome de Down em Araraquara
Pela primeira vez, uma jovem com de Síndrome de Down será mesária nas eleições deste ano, em Araraquara (SP). Camila Rocha, de 29 anos, chegou a ter a participação cancelada pelo pai por causa de sua condição, mas, em seguida, a decisão foi revertida pelo próprio Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Estou muito ansiosa e feliz”, disse.
A assistente escolar ficou empolgada quando soube que ia trabalhar nas eleições. Ela recebeu a carta de convocação em casa, o que fez com que seu pai ligasse ao cartório e explicasse a situação da filha, cancelando a participação. Logo em seguida, no entanto, uma nova ligação anunciou que o cancelamento havia sido revertido. “Ligaram e disseram que queriam ela como mesária, pois ia servir como um modelo para a sociedade”, explicou o pai de Camila, Carlos Roberto Rocha.
A assistente ganhou um manual do mesário com instruções e recebeu orientações de funcionários do cartório de Araraquara sobre como funciona uma sessão eleitoral. No local, é realizada uma simulação para entender o que acontece no dia das eleições. Camila será responsável por conferir os documentos dos eleitores e verificar se trouxeram os números dos candidatos em que pretendem votar.
O chefe do cartório de Araraquara, José Adilson de Abreu Júnior, ficou impressionado com a desenvoltura dela. “Nós verificamos nela um grau de competência que ela poderia estar agregando como eleitora e mesária, além de ser uma lição para os outros”, disse.
Fonte: G1