SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Cerca de 400 filiados a Adesive/SE aptos a votar

urna-eletronicaDados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão conta de que existem no Estado de Sergipe, 4 mil 126 cegos, além de 75 mil 892 pessoas com baixa visão, sendo que 500 são filiados à Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adesive). Desses, 400 estão aptos a votar nas eleições de 5 de Outubro de 2014.

O vice-presidente da Adesive, Jacivaldo Silva de Jesus, já convocou todos os associados para que entrem em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) para que façam a comunicação quanto às seções eleitorais que irão votar.

“Todas as urnas possuem teclas em braile que podem ser utilizadas pelas pessoas com deficiência visual, a exemplo do meu caso. Mas, no caso de cegos totais, a orientação foi de que comunicassem ao Tribunal Regional Eleitoral em tempo hábil e no prazo legal, para que nas sessões em que vão votar, sejam acoplados fones”, ressalta o vice-presidente da Adesive.

Jacivaldo Silva de Jesus disse ainda que vai solicitar ao TRE, um simulador para que as pessoas com deficiência visual possam treinar. “Vamos verificar se ainda dá tempo para solicitar ao TRE uma urna, para que possamos simular uma votação aqui na Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe”, acrescenta.

Atendimento Especial

No Brasil, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 148,6 mil eleitores com algum tipo de deficiência fizeram pedido de atendimento especial para o primeiro turno das eleições, em 5 de outubro. Serão disponibilizadas 32 mil 267 seções eleitorais especiais em todo o território nacional.

Segundo informações do Tribunal Regional em Sergipe, terminou no dia 7 de maio de 2014, o prazo para que fosse solicitada transferência para uma Seção Especial. E no dia 7 de julho, terminou o prazo para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que que tenha solicitado transferência para Seção Eleitoral Especial deve comunicar ao Juiz Eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, a fim de que a Justiça Eleitoral, se possível, providencie os meios e recursos destinados a facilitar-lhe o exercício do voto.

Acessibilidade

O TRE/SE informou ainda que todas as urnas eletrônicas possuem teclado com a identificação em Braille; todas as urnas eletrônicas têm a marca de identificação da tecla número 5. As urnas eletrônicas podem oferecer o recurso de áudio e fone, desde que seja solicitado ao Juiz Eleitoral.

E, o presidente da Mesa Receptora autorizará ao eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida votar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao Juiz Eleitoral. A pessoa escolhida pelo eleitor para auxiliá-lo na votação não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de Partido Político ou de Coligação e essa assistência será consignada em ata.

Fonte: infonet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

catorze + 11 =