SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

No AP, beneficiários do INSS são capacitados para voltar ao trabalho

deficientes-fisicosDeficientes físicos e beneficiários do auxílio-doença que eram afastados do mercado de trabalho terão agora uma nova oportunidade para retornar ao emprego. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), através de parceria com empresas amapaenses, está promovendo uma reabilitação profissional para 156 pessoas nos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.

Entre os segurados que retornaram ao trabalho está a caixa de supermercado Simoni Silva, de 37 anos. Ela passou dois anos em reabilitação após sofrer um acidente de moto e perder o emprego como garçonete. Simoni contou que ficou com traumas pelo corpo e não pôde continuar na função.

“Onde eu trabalhava antes não havia uma função para mim após o acidente e tive que sair, e nessa reabilitação a nova empresa me ofereceu cursos de qualificação. Pude voltar sem achar que seria um ‘peso’ para o supermercado”, disse Simoni.

img_4910

A analista do seguro social Anni Ellen Barbosa explicou que a reabilitação acontece a partir de uma avaliação feita por uma equipe médico-pericial, que capacita junto com as empresas, o deficiente ou aposentado para viabilizar o retorno dele ao mercado profissional.
Segundo ela, esse período de adaptação é variável, e pode acontecer de seis meses a dois anos, dependendo do estado da enfermidade.

“Se o INSS dá o aval positivo para esse retorno ao trabalho, essa pessoa passa a fazer um acompanhamento prévio na empresa que deseja contratá-lo. O benefício serve para funcionários que sofreram algum acidente ou recebem auxílio-doença, e que por algum motivo tornou inviável a continuação dele na função. Mas a mesma avaliação que capacita, pode alegar que não é possível esse retorno”, detalhou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − treze =