SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Carateca com Down supera limites para buscar bicampeonato brasileiro

sindrome-de-down-esporte-Ter Síndrome de Down nunca significou limitação ao carateca de Uberlândia, Daniel Borges. Prova disso é a capacidade que ele desempenha no tatame e que deixa o professor João Batista Pires orgulhoso.

No ano passado, o atleta foi campeão brasileiro de caratê pela categoria especial e, nesse fim de semana, vai defender o título para conquistar o bi da competição nacional no Rio Grande do Sul.
– Ele tem muitas condições de trazer mais uma medalha de ouro. No primeiro ano, em 2012, foi apenas uma experiência e no ano passado subiu ao pódio. O Daniel é muito esforçado e determinado. Treinamos muito os movimentos do kata nestes últimos meses e ele está preparado – avaliou o treinador.

O kata é tratado como a essência do caratê por ser um conjunto de movimentos de ataque e defesa, que não envolve a luta propriamente dita. O lutador de kata geralmente compete com dois ou mais lutadores simultaneamente, sem ter contato físico. No ano passado, Daniel também lutou, mas neste ano disputa apenas pelo kata. Mesmo assim, o treinador salienta um ponto que o carateca terá que lidar.
– Ele quer superar todos os limites dele e até consegue, mas em algumas situações acaba sendo prejudicado. Mas estamos trabalhando muito essa ansiedade para que ele fique tranquilo durante a competição – comentou.

carateca-uberlandia

Para Daniel, a evolução que ele apresentou nos treinamentos preparatórios mostra que ele tem conseguido controlar o emocional. O título anterior também ajuda garantir mais confiança a ele.
– Por mais que a responsabilidade de ser campeão é muita, eu acredito que sou capaz. E se não der certo, o importante é competir – disse o atleta.
Daniel viaja para o Sul do país nesta sexta-feira. O professor João Pires também será representante de Uberlândia no campeonato, pela categoria sênior. O Brasileiro será realizado de 5 a 7 de setembro em Santa Cruz do Sul-RS.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco + 2 =