SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Falta rampa próximo a centro de reabilitação de deficientes no ES

acessibilidade-para-deficientes-fisicos

Os deficientes físicos que utilizam o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), na Praia da Costa, em Vila Velha, na Grande Vitória, estão insatisfeitos com a dificuldade de acesso ao local. Segundo os frequentadores, os pontos de ônibus e as ruas próximas e em frente ao Centro não oferecem suporte suficiente para pessoas que têm dificuldades de locomoção. A prefeitura informou que, até o final deste ano, um novo projeto será implantado para facilitar a vida dos pedestres que transitam pelo local.

Apesar de relatarem que o Crefes tem uma boa estrutura, os deficientes que utilizam o local para atividades físicas ou para recuperação motora reclamam que nos pontos de ônibus não há rampas de acesso à rua. “Não tem como subir na calçada, não tem rampa. Então temos que esperar aqui (na rua), com medo do ônibus passar em cima”, relatou a dona de casa Nair Silva, que frequenta o local quinzenalmente.

Além disso, os deficientes físicos e demais pedestres que passam pelo bairro são obrigados a esperar os coletivos embaixo de árvores, sujeitos ao sol forte ou a chuva, por exemplo. “Esses dias estava chovendo e a gente se molhou toda, porque não tem nenhuma proteção, não tem nada”, reclamou a também dona de casa, Izabel Stela.

Outro problema enfrentado, segundo os frequentadores do Crefes, é a falta de respeito dos motoristas. O jogador de basquete e deficiente físico, William Conceição, contou que como não há placas indicando a redução da velocidade e nem faixas de pedestres adequadas, os deficientes se arriscam em meio aos veículos.”Não tem faixa, é muito difícil atrevessar. Eles não param pra gente passar e a gente tem que ficar se arriscando nos meios dos carros”, disse.

Já o jogador de Rugby Erivelto Castro, que também utiliza o local para treinamento, contou que os carros ainda param em cima das rampas de acesso ao Centro.”Alguns carros param exatamente na rampa, e a gente tem que solicitar a Guarda Municipal para deslocar esses veículos”, disse.

Prefeitura

A prefeitura de Vila Velha informou que um novo projeto que prevê a mudança no trânsito do local será implantada ainda no final deste ano. De acordo com o projeto, uma pista por onde passam coletivos dará espaço a uma praça, e um novo ponto de ônibus será instalado em frente ao Crefes. Ainda segundo o projeto, a rua passará a ter duas pistas, e duas faixas de redução de velocidade serão implantadas no local.

“Até o final do ano, nós estaremos com esse projeto implantado aqui, porque não será nada que vai nos causar grandes investimnetos, mas é um projeto voltado para o atendimento das pessoas que não só usam o Crefes, como aqueles que circulam pela região”, disse o Secretário de Transportes e Trânsito do município, Romário Castro.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × três =