SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Infraestrutura dificulta mobilidade de pessoas com deficiência em Petrolina

acessibilidade-urbana Nesta quinta-feira (21) começa a Semana Nacional da Pno Sertão pernambucano, serão realizadas diversas atividades para comemorar a data. Na cidade, os problemas de infraestrutura são obstáculos que essas pessoas têm que enfrentar todos os dias.

Essas dificuldades atingem diretamente pessoas como Claudiana da Silva, de 36 anos. Ela é cadeirante e precisa ir ao centro da cidade pelo menos uma vez por semana para fazer consultas médicas, ir ao banco ou fazer compras.

A dona de casa, Maria José da Silva, está sempre acompanhado a filha para empurrar a cadeira. Ao atravessar a rua na Avenida Joaquim Nabuco, só há rampa em um dos lados da via. No outro, é preciso elevar a cadeira.
“Fica difícil suspendar a cadeira. E eu tenho problema de coluna. À noite eu fico com braços que não aguento”, relata.

Em um dos trechos da Avenida Fernando Góes, as duas precisam passar pelo meio da rua para conseguir ter acesso a uma rampa. As calçadas irregulares são ourto problema enfrentado por quem precisa de uma atenção especial. Isso ocorre no acesso à Secretaria Municipal de Saúde. “Por incrível que pareça, aqui é uma buraqueira só”, disse.

Quem também encontra obstáculos para transitar pelo centro de Petrolina é Eliana Josefa. Ela tem deficiência na perna esquerda e anda com a ajuda de uma bengala. “As calçadas são muito altas. Às vezes eu preciso de ajuda”, descreve.

A maior dificuldade para Eliana se locomover são as calçadas muito altas, a exemplo da que fica no ponto de ônibus do ambulatório do Hospital Dom Malan. “São lojas com calçadas altas. Às vezes deixo de entrar em algumas por causa das calçadas”, lamenta.

Tanto Eliana como Claudiana acreditam que há pouca preocupação do poder público com a acessibilidade para deficientes. Elas garantem que a vida seria bem mais fácil se houvesse mais investimentos nessa área.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 − 4 =