SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

SEID lança o Plano Viver sem Limites a pessoas com deficiência

plano viver sem limites

A Secretária Estadual para Inclusão da Pessoas com Deficiência da SEID, Larissa Maia, juntamente com o prefeito Paulo Martins e a secretária de Desenvolvimento Social Conceição Lima lançaram na manhã desta segunda-feira (18/08) o Projeto “Viver Sem Limites”, voltado para pessoas com deficiência, no município, o primeiro a receber o projeto após a capital. A solenidade aconteceu no Espaço Bolsa Família da SEMDES.

“A gente só consegue desenvolver políticas públicas se a gente conhece e para conhecer precisamos saber da realidade, e só sabemos indo ao município. Eu tenho que ir para saber quais são os enfrentamentos e como articuladora das políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência é uma honra está começando aqui por Campo Maior”, disse a secretária Larissa Maia.

O encontro serviu também para discutir os temas: A inclusão social, o acesso a educação, a acessibilidade e a atenção a saúde. “Tudo isto numa única responsabilidade, o Plano Piauí Viver Sem Limites”, que é um plano federal, e em nível estadual foi pactuado em 2012 por meio de decreto e está sendo pactuado também com alguns municípios. Discutimos aqui a viabilidade de como estas políticas públicas já elaboradas, existentes, devem acontecer na prática”, destacou a secretária.
plano-viver-sem-limites
As discussões serviram para a elaboração do Plano de Ação, que será trabalhado na região. Somente no Brasil existem 26% de pessoas com deficiência. O Piauí registra quase 28%, dado acima da média nacional, Em Campo Maior, segundo os dados do IBGE/2010, possui 14.665 pessoas, que correspondem a 32% da população. A secretária Conceição Lima em seu discurso falou das políticas que o município desenvolve efetivamente na área social em favor da pessoa com deficiência com os grupos da APAE e da ADVIC. Ela apontou os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, e o CREAS que trabalham as ações.

“Eu quero assumir o compromisso de continuarmos trabalhando para avançar ainda mais nas políticas em favor da pessoa com deficiência”, disse o prefeito Paulo Martins pedindo o apoio dos gestores municipais envolvidos no Projeto. Ele parabenizou a secretária Conceição Lima, pela organização do evento e pelo convite feito a secretária estadual Larissa Maia a conhecer os projetos sociais desenvolvidos pelo município. “Nós estamos fazendo uma esforço grande para as coisas darem certo em Campo Maior”, pontuou o prefeito Paulo Martins.

Presentes ao encontro também o secretário municipal de Educação José de Ribamar, “Ribinha”, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana Cap. Paz, a diretora de Gestão da SEID Helena Lima, o presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Campo Maior Paulo Afonso, do Conselho da Pessoa com Deficiência, Luís Caldas, a coordenadora do SUS no município Mayara Loiola , o vereador Edvaldo Lima, a representante do Senac, um dos parceiros do município no Pronatec e na qualificação profissional de pessoas com deficiências Arlene Cavalcante, alunos do APAE, da ADVIC e outros.

20140818_082809

Fonte: portalodia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × um =