SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Escolas em Uberlândia recebem mesas adaptadas para cadeirantes

inclusão-social-infantil-educaçãoEscolas da rede municipal de ensino de Uberlândia começam a receber carteiras escolares adaptadas para alunos com deficiência física. A ação vai beneficiar todos os alunos que tenham deficiência física e dependem da cadeira de rodas para se locomoverem. Ao todo serão entregues 32 mesas para utilização em 15 escolas. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas (NADH) em parceria com a marcenaria da SME, responsável pela confecção do mobiliário.

As mesas têm abertura diferenciada para o encaixe de cadeira de rodas, além de ser totalmente regular e adaptada quanto à altura, variando de 65 até 80 centímetros e com largura de 84 centímetros. As medidas do móvel atendem todos os alunos com diferentes alturas.

O Bairro Jardim Célia foi o primeiro beneficiado com a Escola Municipal Carlota de Andrade Marquês. Segundo levantamento feito pela Secretaria de Educação, a unidade conta com sete alunos com deficiência física e que necessitavam da mesa adaptada.

A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Silvana Gonçalves de Lima, disse que os alunos utilizavam a carteira da biblioteca por ser maior e assim conseguiam encaixar a cadeira de rodas.

De acordo com ela, a utilização do móvel da biblioteca, além de desfalcar o mobiliário da escola, ocupava muito espaço na sala de aula e causava também constrangimento nos alunos que a utilizavam. “Os alunos se sentirão mais confortáveis e a iniciativa resultará em um melhor rendimento escolar. Realmente é um grande avanço para uma educação inclusiva”, comentou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 − 6 =