SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Centro de Tecnologia e Inclusão Social Foi Inaugurado Ontem

centro-de-tecnologia-inclusão-social O Centro de Tecnologia e Inclusão Social foi inaugurado oficialmente ontem pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a Prefeitura de Catanduva. O centro que já estava aberto à população, possui quadra esportiva coberta de tamanho oficial, piscina coberta e aquecida, sala de informática, academia ao ar livre adaptada para pessoas com deficiência física.

As obras foram realizadas por meio de convênio firmado entre o Governo Municipal e o Estadual. Ao todo foi investido R$ 1,5 milhão.

De acordo com a Prefeitura, o Centro atenderá preferencialmente pessoas com deficiência e idosos, nas áreas: esporte, lazer e cultura, qualificação profissional e emprego e atendimento psicológico.
Na área do esporte adaptado para pessoas com deficiência, o espaço conta com aulas de iniciação e treinamento nas modalidades atletismo, natação e xadrez, sendo que a última é voltada apenas para pessoas com deficiência visual. Além disso, os atendidos também terão aulas de dança, hidroginástica e ginástica funcional.

Voltado ao público idoso, na área do esporte, o Centro conta com iniciação e treinamento nas modalidades: atletismo, natação e voleibol adaptado, além de dança, hidroginástica, alongamento e jogos de mesa, como damas, dominó e xadrez. Os idosos também terão aulas de informática.
Tanto as pessoas com deficiência quanto os idosos, poderão solicitar credencial para estacionamento em vaga exclusiva e o cartão de gratuidade para utilização do transporte público no espaço.

O evento de inauguração contou com a presença do secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato. “Para o município é de grande importância. Um espaço de desportos como este, local para as principais atividades e promoção da inclusão da pessoa com deficiência. Para mim, em particular, é uma satisfação especial, eu que acompanhei o projeto desde seu início, em anos anteriores, colaborei um pouco com essa realização. Estou bastante impressionado, ficou um centro muito bonito e Catanduva dá aula de inclusão e é referencia no Estado. Nenhum município construiu um centro nesse porte”, afirmou.

“Essa obra é um dos exemplos de tudo o que queremos para Catanduva”, disse o vereador Luis Pereira (PSDB).
“Essa obra ficou pronta algum tempo. Buscamos melhorar ainda mais o projeto para dar mais opções para os idosos e deficientes de Catanduva. Nossa população está cada vez mais idosa e precisamos dar a atenção necessária”, disse Vinholi.

Central Regional de Libras

No espaço também funcionará a Central Regional de Libras, que atenderá o Poder Público quando houver a necessidade de um tradutor interprete.

Fonte: oregional.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − cinco =