SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Olhos biônicos estão a ajudar deficientes visuais

Sistemas eletrônicos implantados diretamente na retina permitem recuperar parcialmente a visão

Deficientes visuais em várias partes do mundo estão a recuperar parcialmente a visão graças a olhos biónicos, sistemas eletrónicos implantados diretamente na retina, garantiu esta sexta-feira o especialista francês José-Alain Sahel.

Citado pela AFP, o médico assegurou que os sistemas têm permitido muitas pessoas cegas perceberem novas «formas e contrastes brilhantes de objetos de tamanho médio» e alguns já conseguem ler «letras e palavras grandes».

«Esta não é uma visão natural, mas uma percepção visual útil», disse o especialista, que dirige o Instituto da Visão, um centro de pesquisa do hospital oftalmológico Quinze-Vingts em Paris.
ArgusII
Atualmente, cerca de uma centena de pessoas no mundo usa «retinas artificiais» criadas por três diferentes empresas nos Estados Unidos, Alemanha e França, que desenvolveram um sistema denominado Argus II.

De acordo com AFP, atualmente o especialista francês José-Alain Sahel está a desenvolver um outro sistema semelhante chamado Iris, em colaboração com o start-up Pixium Vision, e pelo menos cinco pacientes já receberam esse olho eletrónico feito na França, um resultado que o especialista considerou encorajador.

Também na Alemanha, outros fabricantes começaram a comercializar um sistema de implantes visando permitir a visão dos cegos.

Paralelamente, equipas médicas estão a estudar novas formas de recuperação da visão dos cegos, uma das quais envolve a injeção de células estaminais na retina para substituir células defeituosas, refere a agência.

Fonte: tvi24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − três =