SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Associação Mato-grossense dos Cegos vence Campeonato Regional de Goalball

deficientes-visual-esporteCuiabá sediou neste final de semana o Campeonato Regional Centro-Norte de Goalball. Os jogos nas categorias feminina e masculina foram realizados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Mato-grossense de Desporto para Cegos (FMDC).

A competição contou com mais de 80 participantes vindos do Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Brasília. Sagrou-se campeã, a equipe da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC/MT), que renovou o título do Regional Centro-Norte de Goalball na categoria feminina, com vitória sobre a União dos Atletas Cegos do Distrito Federal (UNIACE/DF), por 10 a 0.

Em segundo lugar ficou a equipe de Brasília que venceu a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) pelo placar de 7 a 4.

Além dos troféus e medalhas, o campeonato garante aos finalistas uma vaga para a Copa Caixa Loterias de Goalball, principal competição da modalidade, que será disputada em João Pessoa (PB), no mês de outubro.

“Este um esporte que tem como fator determinante a paciência e os sentidos. É diferente e merece toda a nossa atenção”, disse o diretor de Desporto e Lazer da Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, João Nery Chiroli, que representou o secretário municipal de Esportes, Carlos Klaus, no evento.

Goalball

O Goalball é uma modalidade criada exclusivamente para atletas cegos e portadores de visão subnormal. Mesmo que ainda pouco conhecida no Brasil, a modalidade tem grande participação das pessoas com deficiência visual. O grande número de atletas permitiu que o Brasil experimentasse uma enorme evolução neste esporte, ganhando, pela primeira vez, a medalha de prata nas Paraolimpíadas de Londres em 2012.

Este é um esporte de equipe, disputado por dois times de três jogadores com, no máximo, três atletas reservas. Podem competir na mesma equipe atletas das classes B1(cego), B2 e B3 (portadores de visão subnormal), segundo as normas de classificação da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). O goalball é disputado nas categorias masculina e feminina.

Classificação Final

Masculino

1º União dos Atletas Cegos do Distrito Federal – UNIACE/DF
2º Associação Brasiliense de Deficientes Visuais – ABDV/DF
3º Unidade Educacional Especializada José Álveres de Azevedo – UEEJAA/PA
4º Instituto Sul-Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas – ISMAC/MS
5º Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso – ICEMAT/MT
6º Clube Social da Unidade Vizinhança nº 1 – VIZINHANÇA/DF
7º Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais – ARDV/MT
8º Associação dos Deficientes Visuais de Parauapebas – ADVP/PA

Feminino

1º Associação Mato-Grossense dos Cegos – AMC/MT
2º União dos Atletas Cegos do Distrito Federal – UNIACE/DF
3º Unidade Educacional Especializada José Álveres de Azevedo – UEEJAA/PA
4º Associação Brasiliense de Deficientes Visuais – ABDV/DF
5º Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso – ICEMAT/MT
6º Instituto Sul-Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas – ISMAC/MS
7º Clube Social da Unidade Vizinhança nº 1 – VIZINHANÇA/DF

Fonte: Olhar Direto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × cinco =