SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Sistema de identificação facial nos ônibus é instalado em Itaúna, MG

itauna_1Foi instalado nos 43 dos 50 ônibus de Itaúna, o novo sistema de reconhecimento dos titulares do cartão Autopass, que garante o benefício tarifário para idosos e deficientes físicos. Uma câmera foi implantada acima da máquina validadora que auxiliará na identificação do usuário através do reconhecimento facial.

A comparação de imagens é feita no fechamento do dia e caso o dado coletado não seja compatível com a foto registrada no cartão, ele será bloqueado e o titular deverá pagar por uma segunda via para que seja desbloqueado. O objetivo é evitar que o dono do cartão venda ou empreste para outra pessoa.

O novo procedimento foi testado por cerca de dois meses e está em funcionamento desde o dia 19 de março. Os sete ônibus que ainda não contam com o aparelho atendem a zona rural e também receberão as câmeras. O gerente da Autotrans, Alessando Henrique Rabelo, explicou que a implantação do sistema trará somente benefícios ao município.

“Além da questão de segurança, esse novo investimento nos permitirá melhor monitorar o uso indevido do cartão. Assim, o município não terá prejuízos ao oferecer o cartão de benefício a idosos e deficientes físicos para terceiros utilizarem”, afirmou.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × cinco =