SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Deficientes visuais podem fazer curso de música em Teresina

musicografia-braille

Com o intuito de criar condições favoráveis à aprendizagem musical das pessoas com deficiência visual, a Fundação Cultural do Piauí está desenvolvendo na Escola de Música de Teresina o curso técnico de Musicografica Braille. A técnica é uma das principais ferramentas que permitem essa equivalência.

Para José Ronaldo, professor responsável pelo curso, as pessoas com deficiência visual manifestam seus talentos despertando sua sensibilidade artística, estimulando o desenvolvimento e a capacidade de expressão. “O projeto visa elevar a auto-estima através da música e da cultura, reforçando o sentido de socialização”, conta.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundac, através desta técnica um texto musical de qualquer complexidade pode ser transcrito para a forma tátil e facilmente assimilada pelos deficientes visuais. “A maior dificuldade do estudante de música que é cego é acompanhar a aula tradicional, pois o material raramente tem versão em braile e com a ampliação do projeto estaremos abrindo as portas para estas pessoas que antes eram obrigadas a ficar em casa por conta da falta de oportunidade”, disse.

Os interessados em participar do curso de Musicografica Braille devem procurar a direção da Escola de Musica de Teresina, que fica no Centro Artesanal Mestre Dezinho, na Praça Pedro II, Centro Sul, em Teresina. O telefone para informações é o (86) 3221-6367.

Fonte: Cidade Verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 5 =