SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Brasileira com Síndrome de Down estréia peça “Menina dos Meus Olhos” em NYC

sindrome-de-down-superação

Cercada de preconceito e estigma, a Síndrome de Down virou tema central da peça teatral “Menina dos Meus Olhos”, de autoria de Tathiana Piancastelli, artista brasileira de 29 anos que possui a síndrome. A obra, em inglês com legendas em português, relata a história de Bela, uma adolescente em busca do amor e da aceitação social. Com elenco de 9 atores profissionais e direção da também brasileira Débora Balardini, Tathiana explora os temas amor romântico, comunidade através de uso de movimento, texto e vídeo.

Neste contexto, Tathiana sobe ao palco para exercitar sua liberdade. Como protagonista, convida a platéia a percorrer a fluência do seu livre pensar, propondo um não julgamento ou uma “pré-concepção” do outro. Seu texto nos presenteia com a possibilidade de usarmos nossos sentidos ao invés de fazer sentido racionalmente. Piancastelli é a artista presente, adulta, madura e preparada para enfrentar seus próprios “demônios e deuses” em cena, usando seu trabalho como veículo. Cada parte de sua performance é a busca pela presença pura.

O confronto com as vitórias e derrotas da personagem Bela, incita a audiência a considerar a natureza de suas suposições. Tathiana é apresentadora do programa Ser Diferente é Normal, um programa de entretenimento composto de entrevista com brasileiros residentes no exterior e matérias ligadas a eventos, pontos turísticos e curiosidades nas diversas partes do mundo. Em 2014, ela protagonizará o curta-metragem “O Que Me Difere, me Torna Real”, no qual interpretará Ana, uma jovem que busca dentro do seu ambiente de trabalho, oferecer aos colegas uma nova e positiva percepção sobre o respeito à diversidade.

Com produção da companhia Nettles Artists Collective, dirigida por Debora Balardini e encenada pelo elenco de 10 atores profissionais, a peça, “Apple of my eye” em inglês, terá três apresentaçōes: 13, 14 e 15 de dezembro no Teatro Círculo, na 64 East 4th St., Manhattan (NY). A última apresentação, no dia 15, será acompanhada do painel de debate: “Quebrando Barreiras – Um olhar sobre a peça Menina dos Meus Olhos”.

Fonte: Brazilian Voice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + nove =