SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Estado Maranhão tem mais de um milhão e meio de pessoas com deficiência

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que existem no Maranhão mais de um milhão e meio de pessoas com deficiência (1.624.000). Desse total, 256 mil estão em São Luís.

Quase que a totalidade dessas pessoas com deficiência vivendo em condições de plena pobreza, passando por dificuldades e enfrentando discriminação e violência. No Brasil aproximadamente já são 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população do país.

Assuntos ligados aos portadores com deficiência foram discutidos o III Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia, reunidos no final de semana, no instituto São José do Operário, na Cidade Operária em São Luis.

O Fórum contou com a participação de emissários de diversas regiões do estado, entre eles os cadeirantes Paulo Carneiro e Ana Rita, da ADEFIC – Associação Caxiense dos Deficientes Físicos.

Durante o encontro eles expuseram relatos reais das dificuldades, preconceitos e violência sofrida no dia-a-dia e clamaram por soluções urgentes, cobrando do poder público, políticas e ações práticas que garantam os seus direitos.

Houve muitas denúncias de dificuldade de acessibilidade e de prestação de serviços. Entre os diversos representantes do Fórum estavam o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Dilson Bessa; o coordenador da região dos Cocais, Paulo Carneiro, o coordenador da área do Médio Sertão, Leosvan Vítor, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, André Azevedo.

“Visamos maior legitimidade e celeridade nos encaminhamentos a serem assumidos, é que queremos mais respeito aos direitos da pessoa com deficiência – com uma carta compromisso, assinada pelas autoridades presentes estimulando um trabalho continuado para estabelecer as políticas públicas variadas da pessoa com deficiência”, concluiu Paulo Carneiro.

IBGE-maranhão-pessoas-com-deficiência

Fonte: Portal do Dia

2 thoughts on “Estado Maranhão tem mais de um milhão e meio de pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco × 5 =