SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Será lançada campanha de estacionamento exclusivo para deficientes fisicos e idosos

estacionamento-exclusivo-para-deficientes-e-idosos

A Campanha de Estacionamento Exclusivo para Idosos e Deficientes Físicos será lançada pela ASTC, Comissão do Idoso da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma) no dia 21 (quinta) às 19h, na sede da OAB, na Avenida Getúlio Vargas, Edifício Euclides Crevanzi, Bairro centro, com mais outras entidades que apóiam a idéia.

Conforme Jamile Ibrahim, coordenadora de educação da ASTC, a proposta da campanha é conscientizar todo cidadão das vagas exclusivas para idosos e deficientes. ‘’A intenção da ação é de que todos, além dos
idosos e deficientes possam entender a respeito dos direitos e deveres daqueles que se utilizam das vagas e como proceder para adquirir a credencial‘’, frisa a coordenadora.

A credencial para uso das vagas exclusivas não isenta o usuário de estacionamento do pagamento do
rotativo. Para confeccionar a carteirinha ou credencial o usuário deve procurar a ASTC, munidos de documentação específica. O prazo de validade da carteirinha é de um ano e o usuário deve exibir a credencial sobre o painel do veiculo para identificação. A utilização das vagas exclusivas para motoristas em desacordo com a lei caracteriza infração no valor de R$ 53,20.

Segundo o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) 5% das vagas de estacionamento de uso público são destinadas para os idosos e 2% das vagas utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência e com dificuldade de locomoção.

A campanha visa levar a todo cidadão a proceder de acordo com a lei. Além da abertura da ação a equipe da campanha irá ir a campo no dia 23 (sábado) às 9h, para efetivar o projeto. ‘’Os parceiros da campanha e voluntários irão estar nas ruas centrais da cidade, orientando os usuários sobre o uso das vagas exclusivas.

‘’Serão entregues materiais e adesivos sobre a Campanha de Estacionamento Exclusivo para Idosos e
Deficientes Físicos’’, reforça. O foco é a consciência do uso devido das vagas, já que muitos utilizam
as vagas inapropriadas no estacionamento público e também a respeito dos direitos e deveres dos idosos e deficientes.

Fonte: Jornal a Tribuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 16 =