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Detran promove acessibilidade aos deficientes auditivos

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Para garantir acesso igualitário a todos os usuários, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) conta com servidores especializados em libras para o atendimento a deficientes auditivos, garantindo-lhes o direito à informação e promovendo a acessibilidade.

“Ao perceber a dificuldade que alguns usuários encontravam na hora da realização dos exames, principalmente teórico, o Detran ampliou sua equipe com a contratação de pessoas especializadas em libras, visando um melhor atendimento a esses usuários”, explica o diretor-geral do Detran, José Antonio Vasconcelos.

Para que o acompanhamento seja feito, a autoescola que está formando o condutor deve requerer junto ao Detran o atendimento especializado, informando a data e o posto que o exame será realizado, para que um profissional seja deslocado até o local da prova e possa oferecer todo o auxílio necessário para um bom desempenho do aluno.

O Departamento tem pessoas especializadas para atendimento especial em dois postos: na sede do órgão, localizado na Avenida Gil Martins, 2000, bairro Redenção, e no Posto do Espaço Cidadania, localizado na Avenida João XXIII, S/N, Bairro de Fátima. No entanto, os profissionais poderão ser deslocados a qualquer posto que seja realizado o exame, respeitando uma marcação prévia.

Não é cobrada nenhuma taxa pelo acompanhamento. Apesar do Detran oferecer este suporte, a procura de deficientes auditivos pelo serviço ainda é baixa. “Estes servidores também auxiliam os usuários com deficiência auditiva que procuram o órgão para resolver problemas referente a renovação de habilitação ou licenciamento de veículo”, destaca Jose Antonio Vasconcelos.

Fonte: Detran PI

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