SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Metade de vagas reservadas a deficientes não são preenchidas

Metade de vagas reservadas a deficientes não são preenchidas

Na data em que se promove o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, a avaliação é que há desafios a serem enfrentados para garantir o acesso dos deficientes ao mercado de trabalho. De acordo com o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Antônio José Ferreira, nem 50% das vagas de trabalho que deveriam estar ocupadas por deficientes, de acordo com a Lei 8.213 de julho de 1991, estão preenchidas.

Desde 1991, a lei determina que empresas com mais de 100 funcionários devem destinar de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência. Em 2011, um total de 325,3 mil pessoas com deficiência tinham vínculo empregatício, de acordo com a última Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho. O número seria 700 mil se a lei fosse integralmente cumprida, de acordo com o presidente do Conade.

‘Com a lei de cotas, temos conseguido que as pessoas com deficiência tenham participação no mercado de trabalho, mas a participação é tímida. Se tivéssemos todas as vagas ocupadas seriam 700 mil pessoas com deficiência empregadas e ainda são 325 mil. Temos mais vagas disponíveis do que pessoas com deficiência no mercado de trabalho’.

A renda média das pessoas com deficiência foi R$ 1.891,16 em 2011, de acordo com os dados da Rais. A maioria dos empregados tem ensino médio completo – são 136 mil. Os homens predominam. A qualificação adequada não é o principal entrave para a contratação de pessoas com deficiência, na avaliação de Antônio José. ‘Isso se dá não apenas pela questão da capacitação. Isso se dá pelo desconhecimento que o empresário tem do que pode fazer uma pessoa com deficiência’, disse.

As ações para capacitação dos deficientes vem ganhando força. Com o lançamento do Programa Viver sem Limites pelo governo federal, em 2011, foram destinadas 150 mil vagas do Programa Nacional do Ensino Técnico às pessoas com deficiência. Nos últimos seis anos, o Senai formou 78,3 mil deficientes. Em 2007, foram 10 mil matrículas e, em 2012, chegou a 17 mil matrículas.

O presidente do Conade avalia que o cumprimento das leis que garantem direitos aos deficientes, seja em áreas com educação, acessibilidade e trabalho tem avançado. Ele observa, no entanto, que é preciso criar uma cultura de inclusão na sociedade brasileira. ‘No caso das pessoas com deficiência não temos leis que sejam punitivas, então, temos que fazer sensibilização, campanhas’, disse.

De acordo com dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com pelo menos um tipo de deficiência, o que representa 23,92% da população.

 

Fonte: Agência Brasil

8 thoughts on “Metade de vagas reservadas a deficientes não são preenchidas

  1. Boa tarde!
    fico grata as empresas que dão oportunidades como essa,pois sou PCD..E SEI A DIFICULDADE QUE TEMOS..Gostaria que tivéssemos mais oportunidades e menos preconceitos!!

  2. Диета при парапсориазе
    Гликозилированный гемоглобин анализ
    Врач ортопед это кто
    В чем проявляется послеродовая
    депрессия
    Острая коронарная недостаточность как причина
    смерти http://www.conti-plus.com.ua/неотложная-помощь-при-рвоте/

  3. empregadores nao nos deixam trabalhar.Coloca o deficiente para fazer td o serviço.Qro q saibam q somos limitados e precisamos de trabalho, dinheiro, dignidade. SOU GENTE E TENHO CORAÇAO E PENSO.

  4. Olá! meu nome é Dalvan e trabalho como PCD numa empresa de limpeza urbana em Belo Horizonte.. Lá é uma boa empresa, más no meu caso que sou deficiente eles não atendem bem as minhas necessidades pelo fato de não terem um conhecimento mais profundo sobre o meu caso..

  5. Tanto nas escolas como nas empresas, devemos oferecer mais recursos e facilidades para atender todas as pessoas independente de suas dificuldades. Fazendo por onde vivamos um mundo sem preconceito e de mais igualdade.

  6. nos precisamos nos preparar melhor para atendermos as pessoas com alguma deficiência , o nosso pais nao da a atencao que e necessaria.

  7. As pessoas deficientes , merecem trabalhar como qualquer outra pessoa , nosso país precisa ser mais ” HUMANO ” … Todos precisam de uma oportunidade , e só por serem deficientes , não os fazem inferiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × dois =