SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Hospital Estadual Mário Covas oferece curso de Libras

curso-de-libras
O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André dará início amanhã ao tradicional curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), cuja finalidade é ensinar a comunicação com pacientes com deficiência auditiva. Serão duas turmas com 20 participantes cada – uma no período da manhã e outra à tarde. A maioria dos alunos são colaboradores do HEMC, com algumas vagas abertas à comunidade.

Com carga horária de 30 horas, o curso será ministrado as segundas e terças-feiras, das 7h às 9h e das 14h às 16h. A abertura de vagas para a comunidade surgiu a partir do projeto “Comunicação Inclusiva”, voltado à capacitação de funcionários do hospital ao atendimento de pacientes surdos e respectivos familiares.

Entre os objetivos está a promoção da comunicação na vida social dos deficientes auditivos, por meio da capacitação de novas pessoas em Libras, em especial familiares.

A professora de Libras, Mariana Medeiros de Freitas, destaca que a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva é essencial. Grande parte da população surda está em áreas carentes, sendo que a distância e o fator econômico impedem, muitas vezes, impedem que essas pessoas aprendam Libras, assim como seus familiares e amigos mais próximos. A falta de comunicação entre familiares e surdos gera sofrimento e pode afetar a saúde. Além disso, causa limitações no acesso à informação e no convívio social”, detalha a profissional do hospital.

Diario de Sao Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × três =