SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

17ª Semana da Pessoa com Deficiência Física revela direitos e deveres

deficiencia-fisica

Com o intuito de promover a integração entre as pessoas com deficiência em todos os níveis sociais, será realizada, em Maceió, no período de 18 a 28 de agosto, a 17ª Semana da Pessoa com Deficiência Física. O evento, que tem como tema “Abrace – Inclusão Já”, acontece graças a parceria entre Estado e Município, visando orientar a população sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País apresenta cerca de 23,9% de brasileiros com algum tipo de deficiência – totalizando 45,6 milhões de pessoas. Em Alagoas, 16% da população declarou possuir alguma deficiência, segundo informou a gerente do Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Sesau, Luciana Buarque.

“A importância da 17ª Semana da Pessoa com Deficiência Física está em reunir secretarias municipais e estaduais para discutir questões relativas à pessoa com deficiência. Ela também é relevante por apresentar as ações que já estão sendo desenvolvidas por cada entidade individualmente”, disse Luciana Buarque, lembrando também que as ações realizadas pelos órgãos são desenvolvidas com mais eficiência quando realizadas conjuntamente.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, ações como esta são de extrema importância para a inclusão social dos deficientes, bem como, para promover mais acessibilidade aos serviços públicos. “O papel do Estado é promover ações para a melhoria de vida de toda a população. A Sesau vem trabalhando, em parceria com entidades do setor, para criar ações e prestar esclarecimentos às pessoas com deficiência. Com isso, possibilitamos a garantia dos direitos e deveres. Para isso, é preciso estarmos junto de todos, fazendo nosso papel de promover o bem social”, enfatizou.

Ações – Por meio da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que integra o Plano Viver sem Limites, a gerente da Sesau informou que, os municípios sedes da 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Regiões de Saúde irão receber R$ 140 mil ao mês e três carros adaptados. Esses municípios possuem Centros Especializados em Reabilitação (CER II), que atendem pessoas com deficiência, em pelo menos duas modalidades de reabilitação. Com um número maior de modalidades de reabilitação, Maceió tem recurso garantido e oferta o serviço para as pessoas com deficiência na Adefal, PAM Salgadinho, Pestalozzi e Uncisal. Em Arapiraca, os serviços estão disponíveis no Cemfra, Pestalozzi e Trate.

Programação – A 17ª Semana da Pessoa com Deficiência Física inicia neste domingo (18), às 8h, com a 1ª Corrida Recreativa das Pessoas com Deficiência, que inicia na Praça Multieventos e termina no espaço de lazer da Pajuçara. A abertura oficial do evento será na segunda-feira (19), às 21h, no auditório do Senai, no Poço. Na terça-feira (20), no mesmo local, acontecem simpósios e, às 18h, terá uma noite cultural no Teatro Deodoro.

Na quarta-feira (21), a população vai contar com uma tarde de serviços no Centro de Maceió, quando a Sesau vai ofertar vacinação e pressão arterial. Também serão realizadas diversas ações de beleza, música, dança, entre outros. Já na quinta-feira (20) acontece um torneio esportivo no Cepa. No domingo (25), acontece caminhada, às 8h, do Sete Coqueiros ao Espaço de Lazer da Pajuçara, além de apresentações artísticas e desfile.

Na segunda-feira (26), às 9h, tem exibição de filme áudio descritivo no Cine Sesc, no Centro. No mesmo horário, acontece a assinatura simbólica dos convênios com as instituições e entrega de cadeiras adaptadas pela Sesau, no Palácio do Governo. Às 14h, será realizada audiência pública sobre o Plano Viver Sem Limites, na Câmara dos Vereadores de Maceió.

Na quarta-feira (28), às 9h, tem mais sessão do cinema no Sesc Centro e o seminário de encerramento, sob coordenação da Sesau, sobre a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência. O evento será no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.

Primeira Edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + dois =