Promotora diz que ônibus já vêm com elevadores quebrados de fábrica
A Câmara Municipal de Teresina realiza desde ontem (8) o Seminário Municipal de Transportes Coletivos. O evento se encerra nesta sexta-feira (9) e reúne vereadores, representantes de comunidades e movimentos sociais e a Strans para debater temas como a concessão, licitação, planilha de custos e fiscalização do transporte coletivo da capital.
A promotora Marlúcia Evaristo Almeida, coordenadora do Centro de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos, participa do debate com foco principal na acessibilidade. Segundo ela, há problemas sérios nos ônibus da capital. “A acessibilidade no transporte coletivo de Teresina é do pior tipo e não está servindo. Quero apresentar denúncias que tenho recebido de que há elevadores de ônibus que já vêm com defeito de fábrica”, afirmou.
Palestra
Um dos palestrantes do Seminário é o professor doutor em Desenvolvimento Territorial, Antonio Façanha. Ele diz que é necessário e possível identificar pontos mais frágeis no sistema para poder combatê-los. “A geografia do problema é conhecida. É preciso trabalhar em cima destes pontos específicos”, declarou.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores de Transportes também está no seminário e levantou a discussão o planejamento estratégico. Segundo Carlos Silvestre, assessor da entidade, “(o planejamento) vai garantir, assim como em outras cidades brasileiras, o funcionamento total do sistema”.
CidadeVerde