SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Jovem com autismo pinta 80 quadros em 5 meses e inaugura exposição

jovem-com-autismo-pintor-de-quadros

quadro-pintado-por-jovem-autista

Como uma janela por meio da qual apresenta o mundo em que vive, o brasiliense Pedro Gammaro, de 27 anos, abriu a primeira exposição individual na noite da última terça-feira, no Espaço Cultural Renato Russo. O jovem é autista. Conhecidos por viverem em um mundo paralelo, o transtorno não impediu que o artista aflorasse. Com traços marcantes e cores fortes, são exibidos 57 quadros com a visão peculiar de Brasília, da televisão, da casa dele, localizada na Asa Norte.

Durante cinco meses de aulas de pintura, ele produziu mais de 80 quadros. O número da produção facilitou para que Pedro tivesse um espaço para exibir a obra individualmente. Ao ser questionado sobre o que lhe serviu de inspiração, Pedro é rápido na resposta: “Eu mesmo”. De acordo com ele, o gosto por arte começou cedo. “Eu rabiscava os livros didáticos do meu irmão. Também coleciono carrinhos. Pinto alguns deles também”, acrescentou o artista. Mesmo com as tendências criativas demonstradas desde criança, apenas recentemente ele teve a oportunidade de aprender a técnica e colocar a vocação em prática.

Pedro faz parte do 1° Festival de Cultura Inclusiva do DF, de iniciativa da produtora Lurdinha Danezy. Ela conta que identificou o talento do aluno desde o início do processo. “O jeito de ele se relacionar com a tela, pegar o pincel e o próprio resultado mostram que ele é um artista”, classificou. Quando observou a facilidade com a arte, Lurdinha resolveu investir no jovem. “Ele pinta muito rápido. Só tem essa agilidade quem tem intimidade com a tela”, acredita. Em cinco meses, Pedro pintou 80 quadros.

 

Correio Brasiliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × cinco =