SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Cadeiras de rodas motorizadas serão oferecidas a pessoas com deficiência pelo SUS

cadeiras-motorizadas

Cadeiras de rodas motorizadas, que podem levar mais conforto e mobilidade para pessoas com deficiência física severa, passam agora a ser oferecidas para usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A medida está dentro de um investimento de R$ 205,2 milhões lançado hoje pelo Ministério da Saúde que envolve também a inauguração de 29 centros de reabilitação, oficinas de produção de órteses e próteses e distribuição de equipamentos para quem tenha algum comprometimento físico ou sensorial.

O recurso sai de parte do programa federal “Viver sem Limites”, que planeja investir R$ 7,6 bilhões, até 2014, em inclusão e acessibilidade com ações em áreas diversas como saúde, moradia, educação e assistência social.

Atualmente, as cadeiras de rodas oferecidas pela SUS não atendem adequadamente à demanda de quem precisa se locomover com elas. São pesadas, pouco resistentes, não são feitas sob medida e não permitem autonomia.

A promessa anunciada hoje é que seis modelos novos vão estar disponíveis para os cadeirantes dentro de seis meses. Entre elas, a cadeira motorizada –que pode ser movida por controle remoto, pelo queixo ou boca– e as cadeiras monobloco, mais leves e práticas.

“Será um ganho enorme. Nenhuma pessoa com deficiência consegue usar aquelas cadeiras de hospital do SUS. Esses produtos costumam ser muito caros e muita gente que precisa fica sem acesso”, afirma o estudante Leandro Ribeiro da Silva, que usa cadeira motorizada.

De acordo com Leandro, a medida “pode representar grandes conquistas na vida de uma pessoa com deficiência. Mas, agora, é preciso saber se vai haver muita burocracia para conseguir as cadeiras e se vão mesmo entregá-las a quem precisa.”

As regras de distribuição do material ainda não foram divulgadas.

Segundo o Ministério da Saúde, também dentro de seis meses, crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, com alguns tipos de deficiências auditivas, matriculadas em escolas públicas, passam a ter direito de receber do SUS um equipamento que auxilia a ouvir a voz dos professores durante as aulas.

 

Folha de São Paulo

6 thoughts on “Cadeiras de rodas motorizadas serão oferecidas a pessoas com deficiência pelo SUS

  1. Bom dia! Gostaria de saber como fazer para conseguir uma cadeira para minha vizinha que tem idade ela teve paralisia quando criança e não anda,enfrenta muitas dificuldades para tudo principalmente para se locomover e essa cadeira iria ajuda-la muito.
    Atenciosamente:Rosemary

    1. Rosemary, você ja tentou a AACD? eles fazem doaçôes de Órteses,, Próteses e cadeiras de rodas também. Só não sei se fazem doaçôes das motorizadas, massei que fazem. Eu mesmo peguei uma doação de de uma Órtese na AACD e não demorou nem seis meses para receber.

      1 abç

  2. É muito bom pra ser verdade, a décadas que sonho em comprar uma, infelizmente nao consegui até hoje.
    o sus ta matando o povo nas filas de postos de saúdes e hospitais.mas nao é por falta de dinheiro não. é o descaso e a corrupção.

    1. Moacir, corrupção tem em todo lugar porém acho que em breve essas doações pelo SUS aconteceram de fato. Eu recebi uma doação de uma órtese na AACD e, fiquei sabendo que na unidade em que fui pegar a doação, duas pessoas foram despedidas por estarem desviando verbas que eles receberem para encomendar as cadeiras de rodas, orteses e proteses.

      1 abç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × 1 =