SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Empossado em MS advogado cego mais jovem do Brasil

deficiencia-visual-capacitação

Bruno Duarte Mello, que se tornou o advogado mais jovem do Brasil ao receber sua carteira profissional aos 21 anos, foi empossado membro da Comissão Temporária de Acessibilidade (Comace) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS).

Segundo informações da OAB-MS, repassadas por meio da assessoria, a posse foi realizada no dia 5 de abril, apesar de ter sido divulgada somente nesta quinta-feira (2). Para a presidente da Comace, Helena Clara Kaplan, a participação de Bruno na Comissão vai ajudar principalmente nas visitas técnicas realizadas em órgãos públicos, em que são verificadas as condições de acessibilidade.

“Por ser deficiente visual, o Bruno tem uma sensibilidade diferente ao analisar as condições de acessibilidade nos prédios durante as visitas”, afirmou Clara, que explica que dentro da Comissão há ainda um comitê temático, composto por arquitetos, engenheiros, pedagogos e outras profissões que dão suporte especializado nas questões ligadas ao acesso universal.

As visitas técnicas consistem na verificação das condições de acessibilidade, como a instalação do piso tátil, que auxilia na orientação da mobilidade com segurança dos deficientes visuais nos espaços.

“Fazemos esse trabalho para garantir a melhoria dos acessos. Nossa finalidade é buscar uma cidade melhor”, explica Bruno, destacando o princípio da isonomia que garante direitos iguais a todos, incluindo o de locomoção.

O jovem advogado ainda ressalta o trabalho realizado pelas Comissões para conquistar acessibilidade no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), bem como a análise de Leis que resguardam os direitos das pessoas com deficiência e a reserva de número de vagas em concursos.

“Estou muito feliz em poder contribuir com essas pessoas, pois me sinto responsável e impelido a fazer esse trabalho”, finalizou Bruno. A próxima reunião da Comace será realizada no dia 17 de maio na sede da Ordem, em Campo Grande.

Além de Bruno, a OAB/MS ainda conta com outra integrante com deficiência visual em comissão. A advogada Tania Regina Noronha Cunha, que é deficiente visual, preside a Comissão dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (Codiped) da Seccional, na qual Bruno também é integrante.

Fonte:Capital News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + quinze =