SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Aconteceu nesta quinta, 11 de abril, a 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

pessoas com deficiência direitos

Aconteceu nesta quinta, 11 de abril, a 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.O projeto é uma parceria da Prefeitura por meio do Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa a conscientização da população e de órgãos públicos em relação às condições de vida de pessoas com mobilidade reduzida, tendo em vista o aumento do número de deficientes em todo país.

O presidente da Uvesp, Sebastião Miziara, iniciou o evento falando do exemplo que Votuporanga é para o Brasil devido a sua atual administração. Elogiou o prefeito Junior Marão e garantiu que todos os prefeitos devem vir conhecer o desenvolvimento da cidade. Marão agradeceu, relembrou a importância de seu pai e disse que “um evento como esse é essencial para a região, já que uma das principais funções do poder público é a inclusão e entender a importância das pessoas com deficiências”. O prefeito lembrou ainda que esse evento vem ao encontro com os atuais objetivos, como por exemplo, a criação da Secretaria de Direitos Humanos.

A atleta do Time São Paulo Paralímpico, Cláudia Cícero dos Santos, da modalidade remo, teve a perna amputada em 2000 após ser atropelada. Começou no esporte em 2005 com a natação e passou a praticar o remo em 2007.

A atleta tem 34 anos e compete a prova Skiff Distância 1 Km pela classe AS, defende o ECP – Esporte Clube Pinheiros de São Paulo, SP. Entre seus melhores resultados estão: Jogos Paralímpicos de Londres / Inglaterra – 2012 – 4º Lugar; Campeonato Mundial de Remo Indoor de Boston / USA 2012 – Medalha de ouro – Recorde Mundial com 4:44.06 segundos – Campeonato Mundial Slovenia 2011; Campeonato Mundial de Nova Zelândia – 2010- Medalha de Prata; Copa do Mundo Slovenia 2010 – Medalha de Bronze; Campeonato Mundial Alemanha – 2007 – Medalha de Ouro. Segundo ela “não tem coisa melhor do que bater no peito e dizer eu sou brasileira e represento meu país”.

Além dessas participações os assistidos das entidades de Votuporanga apresentaram peças de teatro, dança e um desfile com roupas desenvolvidas com aberturas especiais para facilitar a vida dessas pessoas. Foram distribuídos um alfabeto em Braille e o alfabeto manual para todos os participantes.

O evento contou com a participação de autoridades de toda a região, entre eles, na mesa diretora estavam, o prefeito de Votuporanga Junior Marão e a primeira-dama Juliana Castrequini Marão; e o vice-prefeito, Valdecir Bortolotti.

O presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, e o Secretário Municipal de Direito Humanos, Emerson Pereira. Além do Presidente da Uvesp, Sebastião Miziara, o representante da secretária Linamara Rizza Batistela, Vanilton Senatori; Anoel Magri, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Carlos Cruz, diretor da Associação Paulista dos Municípios; Luisa Pinto Coelho, representante do Presidente da Apae do Estado de São Paulo; Deputado Federal Dr. Ubiali e Paulo César Neves, diretor técnico de Divisão Tributária de Contas de São Paulo na unidade de Fernandópolis.
Fonte: Região Noroeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − treze =