SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Aplicação para smartphones permite aceder de forma rápida a informações sobre a acessibilidade

xmsImg
A Associação Salvador lançou uma aplicação para smartphones que permite aceder de forma rápida a informações sobre a acessibilidade de diversos espaços a nível nacional. Para além de ajudar à mobilidade de deficientes motores, o programa permite aos utilizadores avaliar e comentar esses espaços em tempo real, partilhando opiniões através de uma rede online.

A “Portugal Acessível Mobile”, lançada esta quinta-feira, promete facilitar e agilizar as deslocações diárias de todas as pessoas com dificuldades de mobilização. A aplicação pode ser usada em qualquer smartphone com sistemas iOS, Android e Windows phone.

Segundo o comunicado na página da Associação Salvador, o programa disponibiliza informações sobre a acessibilidade física de 3.500 espaços de alojamento, cultura, lazer, restauração, praias e transportes, estando para breve a aplicação de conteúdos relacionados com itinerários turísticos acessíveis.

“A grande mais-valia em relação a outros guias é o facto de todos os espaços serem visitados pessoalmente por um elemento da Associação Salvador, garantindo assim a fiabilidade da informação disponibilizada”, explica o comunicado no site oficial.

Para Salvador Mendes de Almeida, fundador desta associação, “‘Portugal Acessível Mobile’ não é um mero guia de locais acessíveis para as pessoas com deficiência motora”. É também “uma forma de explicar que, para uma sociedade ser democrática, é fundamental que, todos, sem exceção, tenham o direito a aceder aos mesmos locais em condições de igualdade”.

O projeto pretende ainda fomentar o turismo acessível, sendo que a aplicação se destina também a quem visita Portugal. Salvador Mendes de Almeida explica no site da associação que “os turistas estrangeiros com mobilidade reduzida podem ter acesso a informação útil que possa facilitar a sua estadia”.

 

Fonte: Boas Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 8 =