SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Pessoas com deficiência têm mais facilidade na restituição do Imposto de Renda

IR-pessoas-com-deficiencia-fisica

Pessoas com deficiência intelectual e física, ou pacientes com doenças crônicas têm prioridade na restituição do Imposto de Renda. Geralmente o reembolso sai no primeiro lote, mas para isso as pessoas precisavam comprovar a doença.
Foi o que aconteceu com a psicóloga Telma Rodrigues que sofreu uma lesão no nervo ciático e ficou com deficiência física. “No ano passado você tinha que preencher uma requisição para colocar todos os seus dados, inclusive algum documento que comprovasse a deficiência”, diz Telma.
Este ano ela não vai precisar mais fazer uma requisição para comprovar a deficiência. A contadora Adriana Dantas explica que, na página da declaração, já existe um ícone específico para destacar a prioridade do contribuinte.

Esse item deve ser marcado por pessoas com deficiência física ou intelectual ou por pessoas com doenças graves, a exemplo de tuberculose ativa, esclerose múltipla, hanseníase, doença de parkinson, neoplasia maligna e síndrome da imunodeficiência adquirida. A prioridade também vale para maiores de 60 anos.
“No primeiro momento não é necessário um documento que comprove a doença, mas a Receita Federal pode pedir a documentação se achar necessário”, diz a contadora.
O período de envio da declaração do Imposto de Renda pessoa física 2013 começou vai até o dia 30 de abril.

 

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + dois =