SuperBanner

Site Pessoas com Deficiência (PCD)

Lei, Inclusão, Isenção e Vagas

Acordo pretende orientar quanto à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

inclusão-social-pessoas-com-deficiência

Muitas pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades na busca por um emprego. E quando conseguem uma vaga, muitas vezes, são colocadas para escanteio e abandonam o cargo por falta de incentivo. Além disso, estes profissionais precisam vencer o preconceito e provar que são capazes. Sem contar a falta de acessibilidade em muitos lugares.

Visando estimular a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, ou seja, cumprindo a lei de cotas, o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) , o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo firmaram um acordo para orientar empregados e empregadores.

O documento prevê a capacitação profissional das pessoas com deficiência, por meio de treinamentos adequados às funções que irão desempenhar, com campanhas internas e acompanhamento do trabalho. A empresa que aderir terá um prazo para se adequar, segundo Álvaro Furtado, presidente do Sincovaga.

“Isso permitirá às empresas que aderirem a essa sistemática tenham um tempo maior para cumprir a lei de cotas, sem serem multadas”, conta. “Ela também terá uma série de obrigações. Não é somente contratar. É assumir o compromisso de inserir essas pessoas no contexto da empresa, oferecer treinamento, inclusive ao pessoal de RH. É um trabalho muito mais complexo”, acrescenta.

 

Fonte: Rádio Capital 1040

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × três =